Sinapse da Inovação Amazonas recebe 1188 ideias inovadoras

Sinapse da Inovação Amazonas recebe 1188 ideias inovadoras

17/06/2015
FacebookTwitterGoogle+LinkedIn« Compartilhe

A primeira edição do Sinapse da Inovação Amazonas, programa de incentivo ao empreendedorismo inovador desenvolvido em Santa Catarina, encerrou seu período de inscrições no último dia 11/06. O programa, promovido pelo Governo do Estado do Amazonas por meio da FAPEAM – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, recebeu 1188 ideias inovadoras e contabilizou 2461 participantes nas equipes inscritas. As ideias são provenientes de 14 municípios amazonenses, sendo a maioria da capital Manaus.

Segundo as estatísticas apresentadas pela Fundação CERTI, executora do programa, das quase 1,2 mil ideias submetidas, 34% são referentes ao setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); 13% ao setor de Eletroeletrônica, em segundo lugar, e 12% se enquadram no setor de Saúde e Bem Estar. Os demais setores contemplados são Bioeconomia; Logística; Turismo; Novos Materiais; Energia, Petróleo e Gás; Metalmecânico; e Biotecnologia.

Do total de proponentes inscritos nessa primeira fase, 43% declararam estar cursando o ensino superior, 22% já têm pós-graduação e 16% têm curso superior concluído. Também apresentaram ideias pós-graduandos (9%) e pessoas com formação técnica (5%) e nos níveis médio (4%) e fundamental (1%).
De acordo com o coordenador do programa, Antônio Rogério de Souza, o sucesso desta primeira fase é resultado do alto grau de envolvimento das instituições parceiras. UFAM, UNINORTE, SENAI/AM, UEA e FUCAPI lideram a lista de instituições com o maior número de ideias submetidas.

A avaliação dos projetos inscritos, que ocorre até o dia 24/07, será realizada por especialistas do Amazonas e de Santa Catarina. A expectativa é que 150 propostas passem para a próxima fase do programa, resultado que será anunciado em 31/07. Nesse segundo momento os autores das ideias inovadoras deverão submeter um projeto de empreendimento. As proposições serão novamente avaliadas e aproximadamente 80 aprovados passam à terceira e última fase. Nesta, os empreendedores precisam enviar um projeto de fomento. Ao longo de todo o processo os participantes recebem capacitação para aprimorar seus projetos.

O resultado final será divulgado no dia 19/11. Serão selecionados 40 projetos, que recebem R$ 50 mil cada em subvenção econômica da FAPEAM, além de capacitações durante seis meses para que as ideias se tornem empresas de sucesso.
Esta é a primeira edição do Sinapse da Inovação no Amazonas. Em Santa Catarina, onde o programa foi criado, já foram realizadas cinco operações, das quais resultaram quase 300 startups inovadoras, mais de 1,2 mil empregos diretos gerados e 94 patentes depositadas.

Comentários

comentários

Deixe um comentário