Tempo de Leitura: 7 minutos

8 motivos para sua empresa investir na produção de conteúdo

8 motivos para sua empresa investir na produção de conteúdo

Existe um circuito pelo qual o usuário passa na internet até chegar ao que realmente interessa quando está pesquisando: os conteúdos. Já percebeu que de clique em clique você vai consumindo inúmeras informações? Isso só acontece porque houve um planejamento de jornada e uma produção de conteúdo antes, para que você pudesse chegar até o produto ou informação que precisava.

Se as empresas não tivessem produzido materiais, não haveria tantos elementos a serem acessados on-line. Aquele influenciador que comenta sobre as últimas notícias do mercado tech, o jornalista que fala de política ou ainda aquele chef que posta as receitas mais deliciosas fazem produção de conteúdo. 

E essa produção de conteúdo não é aleatória. É pensada e promovida justamente para que a persona seja atingida. Não existe um segmento específico para ser trabalhado, todo o tipo de empresa pode se tornar porta-voz do assunto que mais domina. Basta que invista no que seu público quer consumir. 

Pensando nisso, listamos 8 motivos para sua empresa investir na produção de conteúdo o quanto antes e se tornar referência na sua área:

  1. Agregar valor 

Para começar, quando você se propõe a produzir um conteúdo, pense em como o material irá auxiliar quem o procurou. Ensina algo? Resolve um problema? Faz a diferença de alguma forma? 

Se as respostas forem “sim”, continue. Levar o conhecimento ao seu potencial cliente deve ser a primeira finalidade.  

  1. Gerar engajamento

A época em que consumidores compravam apenas buscando o menor valor acabou. As pessoas procuram empresas e marcas que têm um propósito e proporcionam experiências. Ao investir em conteúdos com os quais o público se identifique, como alguma causa social que tenha a ver com sua marca, você conseguirá atingir o público que é engajado no assunto. 

Ao trabalhar em conteúdos que auxiliam o usuário, por exemplo, a sua empresa atinge o público de forma positiva e consegue estabelecer vínculos reais, que vão além da compra de um produto ou serviço. 

  1. Captar mais leads

A produção de conteúdo relevante de acordo com a sua persona vai aumentar o potencial da empresa e atrair leads. Depois de algum tempo com postagens regulares, sua visibilidade aumenta, assim como seus acessos. 

Agora, começa outro desafio: transformar os leads em clientes. Como? Com conteúdo! Para isso, é necessário uma estratégia para que dados desses leads sejam coletados. Pode ser por meio de materiais ricos (como e-books e infográficos), oferta de desconto, participação em um webinar. Estas opções podem ser combinadas com a mídia paga para intensificar o processo. 

  1. Fortalecer o relacionamento

O lead captado precisa saber o que você está fazendo por ele. Não pode simplesmente deixá-lo na base sem realizar qualquer ação, pois logo ele vai esquecer que você existe. Aqui entra novamente a produção de conteúdo. Sejam posts em texto, vídeo, podcast ou animação… o formato independe. O que importa é fazer. 

O relacionamento com os leads é a base para a decisão de compra. O conteúdo é uma tática muito relevante dentro do inbound marketing. Por exemplo: enviar o assunto certo no momento certo para a pessoa certa. Parece redundante, mas isso vai ser o motor propulsor para o seu sucesso. 

  1. Tornar-se autoridade no assunto

Em uma era em que todo mundo pesquisa muito antes de adquirir algum produto ou serviço, o status de autoridade é fundamental na jornada. A Clear Educação e Inovação aumentou sua base em 123% e a P4 telecom conseguiu ampliar em 400% o número de leads. 

Elas chegaram onde estão porque produzem conteúdo que impacta sobre o que vendem. É óbvio que o produto precisa ser bom, mas doutrinar o lead é o melhor caminho para a fidelização dele.

  1. Gerar oportunidade

No mundo do marketing costumamos dizer que “o conteúdo é rei”. O jargão é verdadeiro, já que depois de passar pelos quatro pontos anteriores, o seu possível cliente terá consumido diversos conteúdos que o ajudarão a tomar uma decisão de compra.

As empresas que conseguiram construir relacionamento sairão na frente. A partir daí, você precisa gerar oportunidades para que o até então lead se torne cliente, com uma oferta exclusiva que solucione a dor dele, uma novidade em primeira mão ou ainda uma vantagem perante outras empresas. 

  1. Gastar menos, vender mais 

O content marketing dá resultado, mas como qualquer coisa nessa vida exige bastante dedicação e ainda uma pitada de paciência. Ninguém vira autoridade no assunto com a produção de conteúdo em duas semanas. 

Este trabalho precisa fazer parte de um planejamento de marketing. Não existe receita milagrosa, porém, é fato que o marketing de conteúdo custa menos que o tradicional e gera mais resultados. Isso porque os leads vão sendo nutridos com informações relevantes vindas da sua empresa. Consequentemente estarão mais qualificados no momento da abordagem para a venda. 

  1. Ser assertivo

Tenha uma coisa em mente: com certeza, a sua concorrência irá investir ou já está fazendo produção de conteúdo. Os mercados estão sendo analisados e 71% das empresas brasileiras investem em conteúdo. 

Mais de 160 milhões de pessoas já são usuárias ativas de internet no Brasil. Não perca tempo e seja uma autoridade no assunto sem depender de outros canais falarem bem do seu negócio. Se você não sabe por onde iniciar, nós podemos te auxiliar

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp