O Sinapse da Inovação, programa de incentivo ao empreendedorismo inovador idealizado pela Fundação CERTI, já teve seis edições em Santa Catarina e apoiou a criação de mais de 400 startups no estado. Ao final da quarta edição do programa, em 2014, a Primeira Via produziu para o cliente um livro contando a história do programa até então e trazendo cases de sucesso, com avaliação dos resultados alcançados.

 

O livro do Sinapse da Inovação abrangeu o período de 2008 a 2014, desde a edição piloto, realizada apenas na Grande Florianópolis e que resultou na criação de 10 startups. Logo o programa foi ampliado para o restante do estado criando 60 novos empreendimentos, e hoje contempla em torno de 100 novas empresas a cada edição.

Análise de resultados e história
Um panorama de cada edição do Sinapse foi traçado, enfatizando os aprimoramentos pelos quais o programa passou, os impactos econômicos trazidos e o apoio de parceiros, como o SEBRAE.

Os textos trazem, ainda, um raio-x da metodologia desenvolvida e utilizada pela CERTI, a qual foi reconhecida no Prêmio ANPROTEC 2009 como melhor Projeto de Promoção da Cultura do Empreendedorismo Inovador.

Alinhada com a CERTI, a Primeira Via listou todas as empresas criadas no programa para apresentar 24 cases de sucesso das mais variadas áreas, como biotecnologia, computação gráfica, e-commerce, acessibilidade, nanotecnologia e nutrição esportiva. O livro do Sinapse da Inovação representa a preservação da memória do programa e trouxe estatísticas detalhadas, gerando informações-chave sobre o processo.
Hoje, o Sinapse está na sua 6ª edição em Santa Catarina, tendo sido realizado também no Amazonas, em 2015, no Espírito Santo, em 2017, e no Paraná, em 2018. A metodologia eficiente e o pioneirismo do programa da CERTI inspiraram o lançamento de um edital nacional do MCTIC e da FINEP chamado Centelha, que tem sua primeira edição em 2019.

 

Publicações editoriais
O levantamento dos resultados mostrou o crescimento das chamadas Empresas Sinápticas e a introdução de seus produtos inovadores nos mercados nacional e internacional. “Chegou-se à conclusão de que seria estimulante à comunidade envolvida publicar uma síntese do programa, contemplando alguns aspectos metodológicos e uma análise dos resultados desta mobilizadora ação de empreendedorismo inovador”, escreve na apresentação Sergio Gargioni, à época presidente da FAPESC, parceira da CERTI na realização do programa.

 

A Primeira Via oferece entre seus serviços a produção de material editorial customizado, como livros, revistas e jornais, para que o cliente converse com seus públicos interno e externo. A redação e o planejamento gráfico expressam a essência do negócio de forma atrativa e eficaz, contribuindo para divulgar e consolidar os interesses e valores da empresa.
Pensando em se comunicar com seus stakeholders de uma forma diferente? Entre em contato e descubra como podemos definir uma estratégia para melhorar esse diálogo.