fbpx
Tempo de Leitura: 4 minutos

Shopping centers: fábricas de assuntos

Uma agenda repleta de eventos de moda, atrações infantis, inaugurações de novas lojas e degustação especial para influenciadores em restaurantes de dar água na boca. Sim, fazer assessoria de comunicação para um shopping é uma delícia, mas também um enorme desafio.

Com novidades praticamente diárias, é preciso organização, foco e muito planejamento para elencar os melhores assuntos na hora de elaborar uma sugestão de conteúdo a um jornalista ou de sugerir uma ação específica a um influenciador digital. Agora imaginem fazer tudo isso para seis shoppings!

A Primeira Via atende os empreendimentos da Almeida Junior – maior rede de shoppings centers do Sul do Brasil – desde 2007. Para dar conta do recado, uma equipe de cinco jornalistas atende os shoppings nas diferentes cidades. São profissionais que moram e vivenciam o dia a dia de cada região, trazendo mais proximidade junto aos comunicadores locais.

Todo início do ano, esta equipe de peso se reúne para planejar ações e estratégias comuns aos shoppings, além de trocar ideias sobre pautas e assuntos que possam render matérias à imprensa.

O que funciona e o que é passado

Além da Mariana Baima (diretora da empresa), eu sou a jornalista mais antiga nos atendimentos à Almeida Junior. Atuo na assessoria do Balneário Shopping desde 2008 com a missão de transformar o endereço em conteúdos relevantes para diferentes veículos de comunicação.

Em 12 anos, muita coisa mudou, entre elas a forma como as pessoas consomem conteúdos. Se antes nosso principal foco era “apenas” pensar em pautas criativas para jornais, sites, rádios e TV, o desafio agora é emplacar os shoppings nos principais veículos de imprensa, mas também nas mídias sociais mais engajadas, além de estreitar relacionamento com influenciadores digitais, sugerir ações internas que rendam pautas relevantes à mídia e ajudar a ser encontrado mais facilmente nos sites de busca através de conteúdos bem construídos.

Deixamos de ser apenas assessoria de imprensa para nos tornarmos assessoria de comunicação, de forma ampla e abrangente. Claro que cada shopping e região de Santa Catarina tem características únicas e que são levadas em conta no dia a dia de construção de pautas. A essência do planejamento e estratégias, no entanto, é a mesma para todos: foco no relacionamento e construção de matérias que destaquem o melhor de cada empreendimento.

Afinal, o que rende pauta?

Costumo dizer que qualquer assunto tem potencial para se transformar em uma pauta à imprensa: tudo depende de como você conta a história. Além dos temas demandados pela gerência de marketing, como eventos de moda, abertura de novas lojas ou atrações de férias para as crianças, o grande desafio é encontrar pauta onde ninguém vê.

Uma matéria sobre drinks da moda elaborados por restaurantes do shopping é uma pauta. O preview da coleção outono-inverno que começa a chegar nas lojas em fevereiro é outra matéria. Uma técnica inovadora de rejuvenescimento da pele oferecida por uma operação de beleza do endereço pode sim ser outra super ideia de conteúdo.

Estar atento ao comportamento e novidades da moda, da indústria da beleza, do que os jovens estão falando ou do que o youtuber preferido de seus filhos está sugerindo ainda é a principal fonte de inspiração de um jornalista em busca de ideias. E não há melhor lugar do que o universo contido em um shopping para exercitar a criatividade. É, para todas nós, um grande laboratório!

Primeira Via

Comunicação Integrada

Picture of Primeira Via

Primeira Via

Comunicação Integrada

Compartilhe esse post

LEIA TAMBÉM