Uma boa assessoria de imprensa conecta o cliente à mídia, fornece insights estratégicos e contribui para a visibilidade do evento
A Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP) promoveu a primeira edição do seu Prêmio de Jornalismo entre 2023 e 2024, um marco de reconhecimento à excelência e ao compromisso dos profissionais da imprensa na cobertura das ações do Ministério Público em Santa Catarina. O 1º Prêmio ACMP reconheceu ao todo, sete trabalhos – três nas categorias de telejornalismo, e webjornalismo e impresso, e um na categoria de radiojornalismo. Nesse contexto, a expertise da Primeira Via foi essencial para agregar à experiência de organização de uma iniciativa como esta.
Ao longo do percurso de divulgação do Prêmio, período de inscrições e organização da solenidade de premiação, o know-how da Primeira Via foi fundamental nos campos de conexão do cliente à mídia, apresentação de insights estratégicos e na divulgação do evento.
Para garantir a adesão e inscrição dos profissionais da imprensa, a Primeira Via promoveu uma série de visitas às redações de veículos jornalísticos de Florianópolis, com o porta-voz da ACMP, o presidente Alexandre Estefani. As visitas viabilizaram o diálogo direto entre a instituição, agente promotora da premiação, e o público alvo, os jornalistas, que ficaram por dentro dos detalhes do regulamento e puderam tirar suas dúvidas.
O contato proporcionado pela assessoria de imprensa também garantiu a cobertura do Prêmio de Jornalismo da ACMP pelos veículos de imprensa inscritos na premiação. A Primeira Via identificou oportunidades de divulgação e de relacionamento com a imprensa enquanto elaborou materiais de comunicação de qualidade para circular na mídia.
Além disso, contribuiu também com sugestões estratégicas para o ordenamento da cerimônia de entrega do Prêmio, convites para as autoridades e aos finalistas da premiação, além do auxílio na escolha e produção dos troféus entregues na cerimônia de premiação.
A solenidade foi realizada na última semana de abril e contou com a presença dos inscritos finalistas, suas equipes, a grande imprensa local e autoridades. Além disso, a cobertura do evento foi realizada pelos veículos de comunicação ganhadores das categorias premiadas, e difundiu os vencedores e o compromisso da ACMP em reconhecer a qualidade e a importância do jornalismo para a sociedade catarinense.
Desde a identificação das categorias até a seleção dos jurados e o desenvolvimento de estratégias de engajamento da mídia, o trabalho da Primeira Via para a ACMP serviu para garantir o sucesso do evento. Essa parceria, além de reforçar o compromisso da ACMP com a promoção da transparência, ética e excelência no jornalismo, também estabelece as bases para que o Prêmio de Jornalismo se torne uma tradição anual da Associação Catarinense do Ministério Público, uma valorização conjunta de reconhecimento do trabalho excepcional dos profissionais da imprensa e dos Promotores de Justiça do estado.