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8 motivos para sua empresa investir na produção de conteúdo

8 motivos para sua empresa investir na produção de conteúdo

Existe um circuito pelo qual o usuário passa na internet até chegar ao que realmente interessa quando está pesquisando: os conteúdos. Já percebeu que de clique em clique você vai consumindo inúmeras informações? Isso só acontece porque houve um planejamento de jornada e uma produção de conteúdo antes, para que você pudesse chegar até o produto ou informação que precisava.

Se as empresas não tivessem produzido materiais, não haveria tantos elementos a serem acessados on-line. Aquele influenciador que comenta sobre as últimas notícias do mercado tech, o jornalista que fala de política ou ainda aquele chef que posta as receitas mais deliciosas fazem produção de conteúdo. 

E essa produção de conteúdo não é aleatória. É pensada e promovida justamente para que a persona seja atingida. Não existe um segmento específico para ser trabalhado, todo o tipo de empresa pode se tornar porta-voz do assunto que mais domina. Basta que invista no que seu público quer consumir. 

Pensando nisso, listamos 8 motivos para sua empresa investir na produção de conteúdo o quanto antes e se tornar referência na sua área:

  1. Agregar valor 

Para começar, quando você se propõe a produzir um conteúdo, pense em como o material irá auxiliar quem o procurou. Ensina algo? Resolve um problema? Faz a diferença de alguma forma? 

Se as respostas forem “sim”, continue. Levar o conhecimento ao seu potencial cliente deve ser a primeira finalidade.  

  1. Gerar engajamento

A época em que consumidores compravam apenas buscando o menor valor acabou. As pessoas procuram empresas e marcas que têm um propósito e proporcionam experiências. Ao investir em conteúdos com os quais o público se identifique, como alguma causa social que tenha a ver com sua marca, você conseguirá atingir o público que é engajado no assunto. 

Ao trabalhar em conteúdos que auxiliam o usuário, por exemplo, a sua empresa atinge o público de forma positiva e consegue estabelecer vínculos reais, que vão além da compra de um produto ou serviço. 

  1. Captar mais leads

A produção de conteúdo relevante de acordo com a sua persona vai aumentar o potencial da empresa e atrair leads. Depois de algum tempo com postagens regulares, sua visibilidade aumenta, assim como seus acessos. 

Agora, começa outro desafio: transformar os leads em clientes. Como? Com conteúdo! Para isso, é necessário uma estratégia para que dados desses leads sejam coletados. Pode ser por meio de materiais ricos (como e-books e infográficos), oferta de desconto, participação em um webinar. Estas opções podem ser combinadas com a mídia paga para intensificar o processo. 

  1. Fortalecer o relacionamento

O lead captado precisa saber o que você está fazendo por ele. Não pode simplesmente deixá-lo na base sem realizar qualquer ação, pois logo ele vai esquecer que você existe. Aqui entra novamente a produção de conteúdo. Sejam posts em texto, vídeo, podcast ou animação… o formato independe. O que importa é fazer. 

O relacionamento com os leads é a base para a decisão de compra. O conteúdo é uma tática muito relevante dentro do inbound marketing. Por exemplo: enviar o assunto certo no momento certo para a pessoa certa. Parece redundante, mas isso vai ser o motor propulsor para o seu sucesso. 

  1. Tornar-se autoridade no assunto

Em uma era em que todo mundo pesquisa muito antes de adquirir algum produto ou serviço, o status de autoridade é fundamental na jornada. A Clear Educação e Inovação aumentou sua base em 123% e a P4 telecom conseguiu ampliar em 400% o número de leads. 

Elas chegaram onde estão porque produzem conteúdo que impacta sobre o que vendem. É óbvio que o produto precisa ser bom, mas doutrinar o lead é o melhor caminho para a fidelização dele.

  1. Gerar oportunidade

No mundo do marketing costumamos dizer que “o conteúdo é rei”. O jargão é verdadeiro, já que depois de passar pelos quatro pontos anteriores, o seu possível cliente terá consumido diversos conteúdos que o ajudarão a tomar uma decisão de compra.

As empresas que conseguiram construir relacionamento sairão na frente. A partir daí, você precisa gerar oportunidades para que o até então lead se torne cliente, com uma oferta exclusiva que solucione a dor dele, uma novidade em primeira mão ou ainda uma vantagem perante outras empresas. 

  1. Gastar menos, vender mais 

O content marketing dá resultado, mas como qualquer coisa nessa vida exige bastante dedicação e ainda uma pitada de paciência. Ninguém vira autoridade no assunto com a produção de conteúdo em duas semanas. 

Este trabalho precisa fazer parte de um planejamento de marketing. Não existe receita milagrosa, porém, é fato que o marketing de conteúdo custa menos que o tradicional e gera mais resultados. Isso porque os leads vão sendo nutridos com informações relevantes vindas da sua empresa. Consequentemente estarão mais qualificados no momento da abordagem para a venda. 

  1. Ser assertivo

Tenha uma coisa em mente: com certeza, a sua concorrência irá investir ou já está fazendo produção de conteúdo. Os mercados estão sendo analisados e 71% das empresas brasileiras investem em conteúdo. 

Mais de 160 milhões de pessoas já são usuárias ativas de internet no Brasil. Não perca tempo e seja uma autoridade no assunto sem depender de outros canais falarem bem do seu negócio. Se você não sabe por onde iniciar, nós podemos te auxiliar

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