É comum que o termo diversidade seja confundido com inclusão.
Neste momento em que as políticas de ESG estão cada vez mais na agenda corporativa, as mensagens em prol de ambas premissas estão cada vez mais presentes.
Mas é preciso avançar na prática por meio de um ponto de vista estratégico para obter resultados concretos. E as estratégias de comunicação podem contribuir de forma consistente nesse processo.
Neste artigo, entenda a importância da diversidade e inclusão na comunicação das empresas com seus clientes e com a sociedade de forma mais ampla.
As diferenças entre diversidade e inclusão na comunicação
Antes de avançar no assunto, é importante fazer uma breve distinção entre os dois conceitos.
Diversidade é a pluralidade dos indivíduos em termos de diferenças culturais, de identidade e de experiências.
No mundo corporativo, a diversidade aparece como a representação de pessoas com diversas vivências, culturas, raças, identidades de gênero, idades, orientações sexuais e condições socioeconômicas.
Inclusão consiste no processo de criar um ambiente no qual as pessoas diversas possam pertencer e prosperar.
No mercado de trabalho, uma empresa inclusiva é aquela que tem estratégias para acolher as diversidades e garantir que os profissionais tenham oportunidades iguais de crescimento e um ambiente seguro de trabalho.
Ou seja, uma empresa com colaboradores diversos é diversa. Mas para ser inclusiva, a empresa precisa possibilitar o desenvolvimento e o envolvimento de todos e todas.
Como promover diversidade e inclusão nas empresas
O principal argumento pela promoção da diversidade e da inclusão nas empresas por meio da comunicação é a busca por uma sociedade mais justa.
Mas é fato, também, que estas características trazem bons resultados práticos para o próprio ambiente de trabalho e, consequentemente, ganhos em diversas frentes, tanto de imagem como financeiras.
Isso ocorre porque uma equipe diversa e composta por pessoas de diferentes formações, gêneros, raças, experiências e visões de mundo é essencial para promover mais igualdade e, também, criatividade e inovação, características impulsionadas quando há um grupo com variedade de ideias e percepções trabalhando em conjunto.
Esses ativos tornam as empresas mais competitivas no seu mercado de atuação e mais aptas a entender de forma transparente e aberta às necessidades do seu público.
Envolve também promover um sentimento de pertencimento do seu público interno, para que os colaboradores se sintam representados pela comunicação praticada entre a instituição de forma direta.
Comunicação pode atuar como ferramenta
E é aqui que entra a principal função da comunicação na empresa: aproximar os colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros deste debate e reafirmar a importância da promoção da diversidade e da inclusão no ambiente de trabalho.
Em uma corporação, a comunicação é responsável pela construção da percepção da reputação e credibilidade da empresa. Por meio de campanhas, ações e anúncios em diversos canais, sejam eles internos ou externos, ela pode efetivamente mostrar seu posicionamento em relação à pluralidade, à diversidade e à inclusão.
Nas campanhas publicitárias, nas mídias sociais, na imprensa ou nos discursos dos porta-vozes, a busca pela diversidade pode ser trabalhada do ponto de vista estratégico para obter resultados concretos com os stakeholders.
Como ir além do discurso?
A sociedade está cada vez mais alerta, mais consciente e mais exigente e, por isso, uma campanha de comunicação precisa ir além de um discurso superficial e esporádico, mas focar em objetivos e resultados para curto, médio e longo prazos.
Para sair do discurso e colocar as mãos na massa na implementação da diversidade e inclusão na comunicação, separamos algumas dicas de ações que devem ser desenvolvidos com supervisão de profissionais capacitados nessas áreas:
Nas redes sociais
Lembre que textos, fotos, áudios e vídeos precisam conter, além de medidas de acessibilidade, como descrição, legendas, hashtags, elementos que representem a diversidade dos públicos, tanto internos como da audiência.
Não limite seu posicionamento sobre o tema a datas especiais, como o Dia Internacional da Mulher e o Dia da Consciência Negra. A temática deve sempre permear o conteúdo.
Em sites e campanhas
Plataformas como sites ou intranet usadas para disseminação de conteúdo internos ou externos da empresa devem contar com funcionalidades que promovam acessibilidade para os usuários.
O design inclusivo de um site, por exemplo, é uma frente de ação quando todo o processo é pensado para que a página seja acessível para o maior número possível de pessoas.
Nesse sentido, é preciso revisar e atualizar os discursos e as campanhas oficiais constantemente e elaborar manuais de porta-vozes, SAC e regimentos internos que sejam padronizados, a fim de evitar a propagação de falas intolerantes e preconceituosas.
Nas empresas
É importante identificar o contexto atual da empresa no que se refere à promoção de um ambiente com diversidade e inclusão e, a partir das demandas identificadas, treinar os colaboradores.
Ter uma equipe de comunicação diversa, com pessoas com diferentes visões, experiências e culturas, pode promover a criatividade e a inovação, além de facilitar uma percepção heterogênea sobre os temas trabalhados nas frentes de comunicação da empresa.
Criar um canal para receber denúncias de comportamentos inadequados, como assédio, racismo e discriminação de forma online, segura e anônima é uma forma atuar conforme as normas internas de compliance.
Nas médias e grandes empresas, outra orientação é implantar um comitê de diversidade e inclusão liderado por representantes do setor de comunicação e de recursos humanos.
Com algumas dessas medidas práticas para promover a diversidade e inclusão na comunicação, as empresas podem construir um ambiente de trabalho mais eficiente e produtivo, que contribua para a promoção de uma sociedade mais justa.