Essa é uma pergunta bem comum nos procuram. E para complicar, tem duas respostas para esta questão: sim e não. Tudo começa com um bom briefing para entender a sua necessidade. Mas antes de mais nada é preciso esclarecer aqui que consideramos “job” um serviço por um tempo determinado, com começo, meio e fim. Conheças as situações nas quais indicamos fazer um job:
Lançamento de um novo produto
Você tem uma marca conhecida e quer lançar um novo produto ou serviço. Pode ser uma nova linha de cervejas artesanais ou um upgrade do seu software. Com um bom planejamento, é possível desenvolver job de assessoria de imprensa por um período específico para anunciar esta novidade, que será identificada como um incremento do seu portfólio.
Participação em feira
Eventos são sempre ótimas oportunidades para anunciar novidades e estreitar relacionamento com a imprensa. Feiras e congressos com temáticas relevantes atraem a cobertura dos jornais, emissoras de tv e rádio regionais, além de veículos especializados. Todos eles gostam de cases interessantes para compor a matéria. Você pode ser uma boa fonte para estes jornalistas ávidos por informações diferenciadas.
Inauguração
Pode ser um restaurante, um shopping ou um hospital. O importante é mostrar que um novo empreendimento está chegando ao mercado e desenvolver uma estratégia para comunicar a novidade através da mídia espontânea. Novamente o planejamento é essencial para estabelecer qual vai ser o período adequado deste job, considerando os objetivos a serem atingidos e o mercado.
Evento
Você está realizando um congresso, um festival cultural ou um campeonato esportivo? Sim, é possível contratar um job de assessoria de imprensa, seja para atrair participantes ou para dar visibilidade ao evento. Afinal, um dos termômetros para determinar o sucesso de um evento é o que a mídia falou sobre o mesmo e o número de inscritos, que pode ser potencializado pela etapa do job pré-evento.
Porém, há situações nas quais um job não vai resolver seu problema:
Quer fortalecer a sua marca com credibilidade? Construir e consolidar a reputação de uma empresa leva tempo. Isso não acontece apenas com uma notinha na coluna social do principal jornal da cidade. Requer planejamento de longo prazo e exposição homeopática e assertiva na mídia. Definitivamente, não dá para ter bons resultados com um job de 60 dias.
Precisa conversar com seu público com frequência? Se sua empresa tem um produto ou serviço que exige uma interação constante com seu público, além de atividades e novidades que precisam ser comunicadas continuamente, é interessante manter um canal constante com a imprensa e nos canais de comunicação de sua empresa. Não adianta bombardear os veículos de comunicação com informações durante 30 dias e depois sumir do mapa.
Você deseja se tornar porta-voz para a imprensa? Aparecer naquele programa de tv matinal como especialista no assunto que você domina não acontece por acaso. Ser fonte dá trabalho, requer disponibilidade e relacionamento contínuo com os jornalistas. Só com o tempo é possível consolidar seu reconhecimento como autoridade e criar um elo de confiança entre entrevistado e entrevistador. A continuidade do trabalho de assessoria de imprensa ajuda a construir estes laços.
Tem polêmica?
Existem empresas que atuam em áreas que naturalmente causam polêmica. Não importa de que natureza, mas o fato é que para estas empresas, manter um diálogo contínuo com a imprensa pode ser uma questão vital. Prestar informações claras e transparentes deve ser uma tarefa cotidiana e não somente quando ocorrem crises. Nestes casos, definitivamente um job de assessoria de imprensa não vai solucionar esta questão.
Então, agora ficou mais fácil entender em qual situação sua empresa se encaixa?
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