E se a lógica de oferecer experiência ao invés de desenvolver discursos for aplicada à narrativa do storytelling no Linkedin?
Quando falamos de marketing no Linkedin, o canal de mídia prioriza as conexões profissionais e conteúdos voltados para gestão e trajetória de carreira, ter um perfil profissional ou página institucional otimizados contribuem para alimentar a reputação dos profissionais no mercado em que atuam.
Porém, além de manter atualizadas as informações sobre a trajetória de uma carreira, que logicamente fortalece as referências que a rede acumula sobre aquele ativo profissional, o campo que dá base à linha do tempo no Linkedin tem se transformado cada vez mais em uma massa homogênea de conteúdo.
E isso tem ocorrido ainda que as estratégias de explorar os trends topics sejam amplamente utilizadas. Mas então sobre qual alicerce está amparada a diferenciação na qual moram os top voices?
A resposta não é única, mas entre os principais fatores está a entrega de experiências por meio do storytelling.
Neste post, entenda quais são os pilares nos quais se baseiam essa estratégia e como ela pode contribuir para promover diferenciação no Linkedin.
Como o storytelling no Linkedin pode ser aplicado?
Sendo o storytelling a capacidade de transmitir um conteúdo por meio de uma narrativa ou de um enredo que faça sentido visualmente como uma história, usando de palavras, recursos de áudio e até mesmo vídeo, essa técnica aplicada ao Linkedin pode transformar a forma como as pessoas enxergam uma trajetória de carreira.
Primeiro porque todo profissional tem uma história e ela perpassa por várias fases com altos e baixos. Trocar experiências sobre o que cada um vive é fazer uso de micro histórias cotidianas. Elas certamente aproximam a audiência e promovem reflexões que fomentam as conversas entre os pares do mesmo mercado que podem compartilhar vivências similares.
E esse recurso ativa em cada pessoa sua capacidade de simplesmente contar uma história com suas próprias palavras e pontos de vista. Lembra das aulas de redação na escola? Pois o recurso é o mesmo, porém, aplicado à vida profissional cotidiana.
Na prática, o storytelling no Linkedin está mais baseado na linguagem com a qual se compartilha um conteúdo e se promove o link entre um assunto abrangente e a trajetória individual do profissional.
4 vantagens da utilização de técnicas de storytelling em páginas e perfis
Para construir uma identidade genuína pessoal ou de marca, o storytelling no LinkedIn pode auxiliar a estabelecer uma conexão emocional com a audiência da página ou do perfil.
Entre as algumas razões pelas quais estabelecer uma narrativa com início, meio e fim pode contribuir para criar conexão estão:
1- Cultivo do engajamento
Desde a antiguidade, histórias são uma maneira eficaz de envolver e cativar a atenção, em especial na era do viralismo e da multiplicidade de telas.
Além de ser uma percepção fresca e inédita de quem compartilha pelo seu olhar, o recurso narrativo costuma inspirar comentários e compartilhamentos de pessoas que se identificaram com aquele conteúdo.
Nesse sentido, terminar um texto com uma pergunta ou chamada para ação, que seja um simples comentário, incentiva o envolvimento da rede.
2- Transmissão de mensagens complexas
O storytelling é um recurso que pode ser eficaz para transmitir ideias complexas, abstratas e até mesmo assuntos sensíveis ou polêmicos de uma maneira objetiva, clara e envolvente.
Narrar pode ajudar nas explicações, mas também trazer de forma visualmente detalhada por meio de um enredo, conceitos de marca e temáticas históricas.
3- Confiança e credibilidade
Confiança e credibilidade são elementos essenciais para construir relacionamentos significativos. Ao compartilhar histórias por meio do storytelling é possível demonstrar experiência, autoridade em determinados assuntos e conhecimento em áreas específicas de forma única, afinal, cada profissional tem a sua própria trajetória.
4- Diferenciação do conteúdo
Pense em quantas vezes um mesmo assunto rolou por dias na timeline de diversas redes sociais. Agora tente lembrar de um conteúdo que se destacou sobre o tema.
No LinkedIn, há uma grande quantidade de assuntos sendo compartilhados diariamente. Por isso, por meio do storytelling, é possível criar diferenciação, chamar a atenção e provocar envolvimento.
Dicas para criar experiência com o storytelling no Linkedin
Muito se fala no conceito de experiência, mas ele tem mais a ver com despertar os sentidos da audiência do que com recursos complexos e ações grandiosas.
Compartilhar reflexões por meio de narrativas autênticas e relevantes é, em si, construir uma conexão emocional, que é a premissa da produção de conteúdo por meio do storytelling.
Entre os elementos que podem ser a base para a construção de conteúdos narrativos com storytelling no Linkedin, alguns podem ser destacados.
Tenha propósito
Esse tópico vale para a utilização de qualquer recurso de produção de conteúdo nas mídias digitais, mas com o storytelling é especialmente importante. Narrativas vazias de intenção dificilmente se sustentam no Linkedin.
Aprimore a escuta da audiência
Existe uma linha tênue entre o moderado e o excesso, e é importante saber se as histórias contadas são universais, ou seja, se de alguma forma se conectam com todos. Uma boa forma de escutar a própria audiência é fazer perguntas, provocar espaços de reflexão conjunta e compartilhar momentos que, de alguma forma, unam os profissionais da rede em torno de um propósito.
É fundamental entender como a audiência reage com cada um dos conteúdos criados, qual o tipo de narrativa ou história e qual formato gera mais entusiasmo.
Tenha fluidez
Para fazer um conteúdo narrativo é importante se atentar à fluidez e continuidade da história que a pessoa quer contar. Ela não precisa ser uma narrativa grande e nem conter lições homéricas. Apenas início, meio e fim, o que caracteriza o início e término do raciocínio.
Seja verdadeiro
Ser verdadeiro é contar uma história genuína ou colocar uma reflexão em pauta que realmente mova o sujeito e os seus pares. Aqui, entra a máxima: seguir uma tendência de conteúdo apenas para dar uma opinião vazia pode soar falso e oportunista.
Explore formatos
Contos e cases da própria empresa ou de profissionais que admira, uso de metáforas, compartilhamento de insights que surgem após uma conversa no corredor da empresa, uma reflexão pós-leitura ou podcast indo para o trabalho. Tudo isso é alimento para iniciar uma história própria na timeline do Linkedin.