Comunicação integrada: conheça nosso novo posicionamento
No final dos anos 90, quando a Primeira Via deu seus primeiros passos na sala do meu apartamento, percebi que o trabalho de comunicação para nossos clientes exigiria outros conhecimentos além dos que aprendi no curso de jornalismo e da experiência de repórter no Diário Catarinense.
Era necessário oferecer um conjunto de ferramentas que proporcionasse uma comunicação integrada, com resultados eficazes para o negócio dos nossos clientes. Era preciso agregar estratégias de marketing, de vendas, publicidade, relações públicas.
Nos últimos anos incorporamos no nosso dia a dia estes conceitos, transformando aos poucos a Primeira Via em uma agência de soluções em comunicação integrada.
A partir de agora, estamos começando um novo ciclo, assumindo essa identidade que há muito já permeava o nosso cotidiano: uma agência de comunicação integrada, com soluções que se somam para consolidar a reputação das empresas, gerar credibilidade, autoridade e resultados para os negócios.
O novo momento pedia o redesign da marca, que ganhou movimento e reflete a nossa constante evolução. O site também está de cara nova, com usabilidade e conteúdos organizados de forma objetiva.
Por que comunicação integrada?
Alinhar o discurso, colocar todos na mesma página, unificar a linguagem. Muda um pouco a forma, mas o desafio das organizações é quase sempre o mesmo no que tange à comunicação: mostrar conteúdo coerente, em todos os canais, para todos os públicos. E, acima de tudo, ter uma comunicação que seja eficaz para trazer resultados alinhados com a estratégia da empresa.
Parece simples, mas hoje a comunicação se tornou complexa com a diversidade de canais para serem considerados e administrados pelas organizações. É o chamado omnichannel, conceito que surgiu no varejo para melhorar a experiência do cliente, tanto no ambiente físico quanto no virtual, de forma integrada.
Na comunicação, a convergência entre o online e o offline está no nosso cotidiano, seja no outdoor ou no post no Instagram. Usar os múltiplos canais de forma assertiva exige conhecimento e planejamento.
Infelizmente, já ouvi de profissional de marketing algo como: “Basta pegar aquele release, tirar umas frases para fazer uns posts de rede social, mudar duas linhas e transformar em uma carta do CEO para os colaboradores”.
Pelo menos três áreas de conhecimento da comunicação estão em jogo nesta frase: assessoria de imprensa, social media e comunicação interna. A mensagem-chave deve ser a mesma sim, demonstrando a coerência da empresa, mas a forma e os canais a serem utilizados exigem conhecimento de profissionais especializados, que vão conseguir conversar com cada público adequadamente.
Olhar e escutar
Aqui na Primeira Via, ao longo dessas duas décadas, trouxemos profissionais de outras áreas e com experiências distintas que ampliaram o nosso olhar sobre a comunicação e agregaram novos conhecimentos ao time.
Mas aprendemos muito também com nossos clientes. Criamos relações sólidas e de total confiança e transparência, que nos permitem mergulhar no negócio, entender o problema e buscar a solução juntos.
Esse “olhar e escutar” é fundamental e permite uma atuação que não se limita ao marketing, mas permeia a organização agregando nas mais diferentes esferas: vendas, endomarketing, brand equity.
Se você quer saber o que podemos fazer juntos pelo seu negócio, confere no nosso novo site o leque de serviços que compõem a comunicação integrada. Se preferir, me chame para uma conversa!