Para o sucesso de uma empresa, é preciso que haja um equilíbrio entre diversos fatores: produtos ou serviços de qualidade, atendimento personalizado e marketing. Não necessariamente nesta ordem. Neste combo, a internet é uma ótima ferramenta para divulgação em canais eficazes e com custo (bem) acessível.
Você já parou para pensar por que o seu negócio precisa estar nas redes sociais? Se a sua resposta foi conquistar seguidores, likes ou porque o seu concorrente também está lá, é hora de repensar esta presença. Muito mais do que isso, ter um perfil corporativo no Facebook ou Instagram, por exemplo, exige planejamento e estratégia.
A presença de sua empresa nas redes sociais deve ter como objetivo abrir portas para um diálogo com o cliente, informar temas de interesse de seus leads e divulgar o seu negócio. Likes e seguidores são consequência de um planejamento de comunicação bem estruturado. Para começar, alguns dos pontos a serem pensados: Quem é e onde está o meu público? Com quem eu preciso conversar? Quem irá fazer este gerenciamento? De que forma vou me comunicar? A partir dessas respostas, pode-se elaborar um plano de comunicação que envolva as redes sociais.
Esses canais são uma ótima forma de auxiliar na comunicação do seu negócio ao disseminar informações sobre a empresa e seus produtos. Conforme o cliente vai criando uma experiência positiva com a sua marca ou serviço, acaba realizando uma divulgação espontânea do seu negócio, tornando-se um disseminador de informações, uma vez que pode curtir ou compartilhar os posts do seu perfil comercial, marcar conhecidos e até mesmo falar sobre algum fato desta relação em sua própria timeline.
Comunicação, interação e relacionamento
Também é nas redes sociais que a sua empresa irá se comunicar com o seu público-alvo. Estar nestes canais, junto a outras formas de comunicação, como a assessoria de imprensa e o inbound marketing, facilita a interação entre a sua empresa e o cliente. O detalhe é que nas redes sociais este processo é mais simples, direto e bem eficiente. É muito comum que, antes de efetivar a compra de algum produto ou serviço, o cliente pesquise na internet para saber mais sobre a opinião de outras pessoas. Por isso, cuidado com o gerenciamento destas mídias: os efeitos disso podem ser positivos ou negativos. Cliente satisfeito vai para as redes sociais para elogiar. Mas os insatisfeitos vão para depreciar.
Outro ponto é que nas redes sociais a marca tem grandes chances de se fortalecer, se este trabalho for feito com planejamento e estratégia. Para isso, é preciso que o negócio tenha um conceito bem definido, identidade e uma forma personalizada de se comunicar com o seu público. E esse processo demanda uma evolução que não acontece do dia para a noite.
Por fim, as redes sociais também são um meio de divulgação de conteúdo relevante. Com criatividade e metodologia, disseminar assuntos que conversem de maneira inteligente com o seu público aumenta (e muito) a probabilidade de resultados positivos para o seu negócio. Outra possibilidade é criar outro canal para divulgação de conteúdos, como um blog. Posts com imagens, vídeos e textos bem apresentados irão auxiliar na divulgação do seu negócio de uma forma bem mais simpática e atrativa.
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