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Social Media: 6 insights sobre estratégia e redes sociais

Como se destacar em meio a milhares de empresas produzindo conteúdo nas redes sociais todos os dias? Com o avanço da internet e a presença de 96,2% das empresas nas redes sociais, muitos questionamentos surgiram sobre qual a melhor estratégia para encontrar e se comunicar com o seu público alvo. Este foi um dos principais temas do curso Estrategista em Social Media, que participei aqui em Floripa, e foi realizado pelo Erickson Monteiro, da Plugcitários, e Ramon Campos, da É Social Media Mas.

Para pensarmos um pouco mais sobre a importância do social media e da estratégia na produção de conteúdo para redes sociais, trouxe 6 insights desse encontro super produtivo:

1. Apenas 8% das páginas anunciam

Com a chegada das redes sociais de forma acessível e gratuita, nosso pensamento sobre a publicidade como um todo se modificou. Ainda que as empresas continuem achando válido o investimento em publicidade offline, muitas vezes o mesmo não acontece com o online. Um equívoco! O Facebook e o Instagram Ads alinhados a uma boa segmentação, com campanhas e objetivos bem definidos – e não apenas focados nas vendas – podem ser mais assertivos. Além disso, um bom aproveitamento e otimização do orçamento para o resultado positivo começar a aparecer. Existe um milhão de possibilidades e estratégias para levar conteúdo e serviços para a sua persona. No fim das contas, quem não é visto não é lembrado. 

2. Conteúdo personalizado para cada rede é um diferencial

Os usuários que te acompanham no Instagram são diferentes dos que te acompanham no LinkedIn e isso não é uma grande novidade. Entender essa diferença e conhecer de fato quem está em cada plataforma é essencial para uma comunicação certeira. Inclusive, você pode e deve abandonar aquela rede social que não faz sentido para o seu público e o seu negócio. A partir disso, produzir conteúdos personalizados possibilitam maior engajamento em cada plataforma. Afinal:

3. Mais que o produto, o que vende é o conteúdo

Muitas marcas investem apenas em anúncios e conteúdos de venda, mas o processo inicia muito antes disso. A atração, o relacionamento e o conteúdo informativo são essenciais para um real envolvimento entre a marca e o público. Em meio a diversos posts e stories o diferencial está no conteúdo, que deve ser  autêntico. 

4. Periodicidade e frequência são importantes, sim

Há quem diga que menos é mais. Mas no caso do Instagram e do seu algoritmo que é atualizado constantemente, frequência é essencial para se destacar no turbilhão que é o feed. Manter periodicidade e recorrência unidos a um conteúdo relevante auxiliam no seu desempenho e engajamento. Entretanto, para esse destaque acontecer não podemos esquecer da importância do relacionamento real e natural com o público.

5. O visual atrai e retém

Se pensarmos no Instagram como uma vitrine, a bio e os últimos 6 posts são a recepção. São poucos segundos para a atração. Com isso, a harmonização desse conteúdo, unido às demais mídias e alinhado com a identidade visual da marca possibilitam maior retenção de usuários. E é nesse momento que o relacionamento começa.

6. Profissionais especializados fazem toda a diferença

Como saber se tudo isso está sendo executado de forma correta? Existem milhares de possibilidades de conteúdo que transitam de posts informativos a histórias com perspectivas humanizadas, de gatilhos e emoção a memes. Em meio aos posts, stories, anúncios, gestão, remarketing e relatórios existe o trabalho do social media. Por isso, conte com a Primeira Via para traçar uma estratégia que faça sentido para seu negócio. 

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