A agência de comunicação corporativa Primeira Via acaba de fechar parceria com a Maturi, referência em ações para o público 50+, para potencializar a atuação da empresa em Santa Catarina. A ideia é sensibilizar as organizações catarinenses para mostrar o potencial da força de trabalho das pessoas acima de 50 anos e também promover eventos que tragam a inclusão e a qualificação deste público no mercado de trabalho.
A estimativa é que até ao final deste ano 57% da força de trabalho do Brasil será de pessoas com mais de 45 anos e, em 2050, um terço da população terá mais de 60 anos. “O Brasil está passando pelo fim do bônus demográfico, quando a taxa de natalidade começa a declinar enquanto aumentamos a nossa expectativa de vida. Se as empresas não olharem para esta força de trabalho terão dificuldades em seus quadros de colaboradores”, afirma o CEO da Maturi, Mórris Litvak. De acordo com pesquisa da Maturi, hoje apenas de 3 a 5% dos colaboradores das organizações no Brasil têm mais de 50 anos, o que mostra um grande descompasso com a realidade da população.
O combate ao etarismo e a necessidade de discutir a transformação digital dos 50+ foi a motivação para a Diretora da Primeira Via, Mariana Baima, se envolver com o tema. Em meio a pandemia, viu muitos profissionais 50+ com dificuldades de se recolocarem no mercado de trabalho. Em 2021 lançou o projeto eXanalógicos, um podcast para discutir a transformação digital da geração X – os nascidos entre as décadas de 1960 e 1980. “Ainda existe um estigma forte de que as pessoas acima de 50 anos não têm o mesmo rendimento profissional ou que não estão atualizadas, o que não é verdade e a Maturi vem fazendo um trabalho muito importante para mostrar isso na prática”, afirma.
Sobre a Maturi e a Primeira Via
Com atuação em todo o Brasil, a Maturi foi criada em 2015 e promove a diversidade etária nas empresas em diversas frentes. Para ajudar a recolocar os profissionais 50+ no mercado de trabalho, disponibiliza um banco de talentos com mais de 200 mil profissionais cadastrados. Em outra frente, oferece educação continuada para o público 50+ por meio de trilhas de conteúdo e programas de desenvolvimento. E para as empresas, a Maturi desenvolve projetos customizados que podem começar desde a sensibilização do tema diversidade geracional junto aos colaboradores até a certificação com o Selo Age Friendly.
A Primeira Via Comunicação Integrada atua no mercado de comunicação corporativa há 25 anos, com foco em assessoria de imprensa, marketing digital e redes sociais. Entre os clientes estão o Grupo Almeida Junior, Grupo Koch, Fundação CERTI, FGM Dental Group, Ecocert Brasil, Grupo Alltech e Certified Humane.