Uma das formas de captar leads e fortalecer o relacionamento com os clientes é através da newsletter. No inbound marketing esse recurso ajuda a potencializar a estratégia de e-mail marketing. Entretanto, antes do envio alguns itens devem ser levados em consideração.
Além disso, seja no marketing digital ou em outra forma de comunicação, as estratégias necessitam de monitoramento e repaginação periodicamente. Pensando nisso, enumeramos quatro dicas para te auxiliar no desenvolvimento de conteúdo, envio e análise de resultados das newsletters:
1. Com quem você se comunica?
Antes de disparar a newsletter é essencial analisar a base de contatos. Algumas empresas optam por disparar a newsletter para toda a base de contatos. Mas será que todos eles se relacionam com os seus conteúdos? Uma das opções para melhorar a taxa de abertura é segmentar grupos de e-mail possibilitando que seus conteúdos sejam direcionados para as pessoas certas. Isso melhora o desempenho do envio e garante que as pessoas recebam produções de seu interesse.
2. Faça um bom conteúdo, ele é a base do relacionamento
A característica fundamental da newsletter é ter um conteúdo informativo, educativo e novo. Após entender as características da base, você conseguirá direcionar os conteúdos certos para cada grupo. Outra opção é diversificar: invista em uma curadoria voltada para o segmento, inove nos formatos a serem oferecidos dentro da newsletter, podem ser vídeos, e-books ou a oferta de um infográfico e experimente diferentes títulos, tamanhos e chamadas. Dica de ouro: faça testes A/B. Utilize diferentes materiais, varie a quantidade de conteúdos e observe o resultado.
3. Tenha um calendário de envio
Com base na segmentação e nos interesses da sua audiência, desenvolver um calendário com periodicidade de envio auxilia na consolidação do relacionamento com o cliente. Além disso, é possível testar diferentes dias e horários.
4. Analise com frequência
Para seguir trabalhando a newsletter de forma assertiva, é essencial analisar os dados após o envio. A taxa de abertura e a taxa de cliques auxiliam no entendimento sobre o planejamento de envio e o interesse no conteúdo por parte de quem te acompanha. Ficar de olho nesses dados é importante para saber se o formato e o conteúdo são relevantes para sua audiência. Caso contrário, corrija a rota e refaça os testes
Ainda que usada há bastante tempo, a newsletter é um recurso atual e excelente para desenvolver relacionamento, dar notoriedade aos seus conteúdos, produtos e ações.
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