Post pilar, página pilar ou conteúdo pilar é a base da estratégia de produção de conteúdo para blog chamada Topic Clusters. O termo foi criado pela HubSpot e se refere à estruturação de publicações por grupos de conteúdos, tendo um post central e outros ao redor ligados a ele, chamados de satélites. Neste texto vou explicar o que é post pilar e como incorporá-lo à sua estratégia de inbound marketing.
Tratar de assuntos diretamente relacionados ao seu negócio de forma resumida e, ao mesmo tempo, completa é o propósito do post pilar. O conteúdo deste texto deve ser mais abrangente para que a pessoa entenda quais as principais características do seu serviço e conheça as atividades relacionadas à sua área de atuação ao acessar seu site. Por ser um texto mais amplo, é considerado como topo de funil e, como descreve praticamente todo o seu negócio e responde questionamentos de quem está fazendo uma busca, a tendência é que ele tenha altas taxas de acesso.
Post pilar e posts satélites
Além do tema principal (ou da palavra-chave principal), o post pilar abrange outros temas em sua estrutura, mas sem entrar nos detalhes: estes serão abordados com mais profundidade nos posts satélites. Ao citar um assunto ou explicá-lo brevemente, o post pilar deve conter também hiperlinks para conectá-lo a estes textos mais específicos. Tudo para que o lead possa aprofundar seu conhecimento sobre aquele tópico. Por sua vez, estes textos também são todos ligados ao principal também por meio de hiperlinks internos. Esta é uma forma de a página pilar ganhar relevância e se destacar nas ferramentas de busca orgânica, como o Google.
Por exemplo, se a sua empresa realiza assessoria em comércio exterior, um texto adequado para um post pilar ligado a esse serviço seria “O que é uma empresa comercial exportadora?”. Dentro dele, você pode descrever os serviços prestados, falar de engenharia aduaneira, gestão global de processos e até mesmo citar a atuação do despachante aduaneiro, entre outros. Estes, que no post pilar serão descritos de maneira breve apenas para introduzir os temas, devem ser aprofundados em posts satélites, que podem trazer conteúdos de meio e fundo de funil.
Atualização constante
É importante que o post pilar seja atualizado periodicamente em função do aumento do número de posts satélites que vão descrever cada atividade relacionada à sua empresa e da necessidade de referenciá-los no texto principal do Topic Cluster. Além disso, os algoritmos do Google priorizam conteúdos atualizados e páginas que conseguem manter o usuário em leitura por maior tempo. Ao contrário, se um usuário percebe que o texto contém dados antigos e não responde ao que ele estava procurando, a rejeição à página é maior e por isso o buscador pode punir seu site na indexação.
Para construir toda essa estratégia, é fundamental pensar em como serão a reação e interação do usuário que chegará ao seu site, a fim de oferecer a ele a melhor experiência possível. Tudo isso demanda tempo, dedicação e conhecimento. Nós, da Primeira Via, podemos ajudar a desenvolver uma estratégia de inbound marketing. Entre em contato!