fbpx
Tempo de Leitura: 5 minutos

Por que preciso produzir conteúdo para blog?

Conteúdo para blog

Estar presente na internet com um website bem estruturado e bonito é aquele cartão de visitas básico do qual não dá para fugir. Mas produzir conteúdo para blog e mantê-lo atualizado já é bem diferente. Vamos começar então explicando qual o papel de cada um. 

Site

Quando a internet começou a se popularizar no Brasil na década de 1990, muitas empresas compraram seus domínios na rede mundial para ter seu próprio site. Neste ambiente virtual as empresas se apresentam, explicando o que fazem, contam sua história e o que ofertam (produtos e serviços). Ficou muito mais fácil atualizar o portfólio que antes era impresso em catálogos e folders. 

Isso tudo ainda funciona e é necessário. Claro que as ferramentas evoluíram, o layout se modernizou, novos recursos como vídeos e animações tornaram os sites mais dinâmicos, mas basicamente as informações continuam as mesmas, de caráter institucional. 

No site você deve mostrar claramente: quem é, o que faz, o que vende e onde seu produto ou serviço pode ser encontrado. 

Blog

Os primeiros blogs surgiram como uma espécie de diário online, utilizado para registros da vida pessoal, viagens, momentos com a família e os amigos. Atualmente, os blogs são uma poderosa ferramenta para  integrar a estratégia de marketing digital, pois são um repositório importante de conteúdo para atingir o seu público-alvo. 

Por que sua empresa deve ter um blog? 

Primeiro, porque hoje as pessoas buscam respostas para tudo na internet. Basta “dar um Google” e acham o que estavam procurando. O número de pesquisas no buscador mais conhecido do mundo ultrapassa os 3,5 bilhões por dia. E se você não estiver por lá oferecendo boas respostas para as dúvidas do seu cliente, de preferência na primeira página, suas chances de atraí-lo já caem significativamente. Ou seja, o blog é o espaço virtual para oferecer estes conteúdos educativos que vão ajudar o seu cliente a encontrar respostas, e não uma publicidade dos seus produtos. 

O processo de compra mudou bastante. Atualmente, o consumidor não aceita mais a tradicional propaganda, que tenta convencer que o produto X é melhor do que o Y, ou que tem qualidade superior e preço baixo. É um discurso velho e ultrapassado que as pessoas não querem mais ouvir. Elas querem saber como o seu produto vai resolver o problema delas. Por isso é importante ter conteúdos que respondam a estes questionamentos. 

Outro argumento importante para ter um blog é que ele sempre será o seu próprio canal para geração e divulgação de conteúdo, diferente das redes sociais. Com certeza o Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter, para citar as mais conhecidas, são uma ótima vitrine para sua empresa. Mas, infelizmente, essas plataformas criam e seguem suas próprias regras que nem sempre são favoráveis ao seu negócio. 

E por onde começo? 

Construir um blog não é algo complicado. Existem várias ferramentas gratuitas e intuitivas que podem ser usadas. O importante é ter um bom planejamento para elaborar conteúdos que sejam relevantes para o seu público. Comece tentando responder algumas perguntas básicas que podem nortear estes materiais:

  • O que o meu cliente quer quando busca o meu produto/serviço? 
  • Quais problemas ele procura resolver com o meu produto/serviço?
  • O que chama a atenção para a minha solução? 
  • Por que a minha solução é a melhor para ele? 

Estas respostas podem ajudar a construir uma jornada de conteúdo para blog que será importante para o seu cliente. Peça ajuda ao seu time comercial e de atendimento ao cliente para respondê-las. Você também pode transformar o dia a dia da sua empresa em pautas interessantes para o blog. Por exemplo, pode contar como a sua equipe  encontrou uma solução para um desafio de um cliente. Esses cases ajudam a materializar para os seus prospects o que sua empresa pode fazer por eles. 

Perceba que construir um conteúdo para blog interessante não é tão complicado como pode parecer. Mas existe, sim, uma parte técnica bem importante. Para que o seu conteúdo seja facilmente encontrado no Google, deve obedecer algumas técnicas de SEO (Search Engine Optimization) ou “otimização para mecanismos de busca”, indexação, uso correto de palavra-chave, fácil navegabilidade. Todos são fatores indispensáveis para posicionar bem o seu site ou o blog nos buscadores. Mas este é assunto para um próximo post.  

Então, está pronto para ter seu próprio blog?
Conte com a nossa equipe para produzir conteúdo para blog relevante para chegar até o seu público-alvo. 

Primeira Via

Comunicação Integrada

Picture of Primeira Via

Primeira Via

Comunicação Integrada

Compartilhe esse post

LEIA TAMBÉM