O Twitter é minha rede social preferida e todo mundo que me conhece sabe disso. Então, foi o assunto que escolhi para o Café com Info da Primeira Via, já que eu sou a única hard user da plataforma e pude trazer várias curiosidades e números para discutirmos em equipe. Confere só!
Estou no Twitter há dez anos, sendo que a plataforma tem 13 anos de existência. Acho que essa “fidelidade” à rede é uma característica forte de boa parte dos atuais 330 milhões de usuários ativos. E eu só “acho” porque não encontrei dados sobre a idade das contas de quem usa a rede, apesar de ter procurado por algumas horas, ter envolvido um colega nessa busca, e depois de ter vasculhado pesquisas e estatísticas das mais variadas sobre os usuários ativos do Twitter.
O Twitter em números
Com 1,3 bilhão de contas, o Twitter atingiu seu máximo de usuários ativos no primeiro quadrimestre de 2018, quando chegou a 336 milhões. Apesar do número oscilar um pouco, o Twitter continua sendo bastante expressivo, mas aparece apenas no 12º lugar como rede social mais utilizada. Para se ter uma ideia, o Facebook, que é a rede social mais acessada, tem mais de 2,2 bilhões de perfis ativos. Mas esses 300 milhões do Twitter estão aí desde 2015, mesmo com as frequentes exclusões de usuários inativos e perfis fakes.
Alguns dados interessantes sobre a plataforma:
- 46% dos usuários acessam todos os dias (Facebook: 74%);
- 80% dos acessos via mobile;
- Tweets com hashtags têm 1065% a mais de engajamento;
- O número médio de seguidores de um perfil é 707;
- A CNN é o maior veículo jornalístico no Twitter, com 55 milhões de seguidores;
- O domínio twitter.com é o 7º site mais acessado no mundo (O primeiro é o Google, e o Facebook aparece em terceiro).
Twitter para marketing
A vida útil de um tweet é de apenas 18 minutos. O que nos leva a pensar que, tanto como rede social, como para uma estratégia de marketing, você precisa interagir com frequência. Talvez, por isso, apenas 30% das empresas ainda apostem no Twitter para falar com seu público – em 2017, os perfis empresariais somavam 37,1%. Outro fator dessa queda é o número de usuários monetizáveis na rede: 250 milhões. Apesar de o número crescer constantemente, ele ainda é pequeno se comparado, por exemplo, ao Instagram: a previsão é que os anúncios na rede social possam atingir 894 milhões de usuários.
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Empresas como Nubank e Netflix, que falam majoritariamente com o público jovem, fazem sucesso na rede. Isso porque, além da rapidez com que as coisas acontecem por lá, outra característica bem forte da plataforma é o humor, a impessoalidade e a linguagem mais coloquial. O Twitter é famoso por gerar memes que viralizam nas outras redes sociais através de prints. Por causa disso, 45% dos americanos no Twitter tinham idade entre 18 e 24 anos em 2018. Enquanto isso, a faixa etária com menos representação na rede tinha mais de 50 anos no ano passado.
A dica da Primeira Via é: assim como em qualquer rede social, se você tem interesse em marcar presença no Twitter com um perfil empresarial, precisa primeiro descobrir se o seu público-alvo está lá. Assim, você evita um esforço que pode ser desnecessário.
Invista onde a sua persona está para ser mais assertivo e garantir engajamento. Conte conosco para criar uma estratégia de marketing para suas redes sociais!