O ano que passou foi um marco na história do marketing digital. Em tempos de isolamento para o combate à pandemia, a tecnologia e as redes sociais foram os meios através dos quais nos sentimos próximos uns dos outros, mesmo sem estar de fato.
A partir da relevância do digital, as empresas remodelaram suas práticas, encontraram estratégias para se aproximarem do público, cada vez mais exigente. As redes sociais tiveram um papel fundamental nessa aproximação.
Prova disso é que de acordo com uma pesquisa feita pela Kantar, marca especializada em pesquisa de mercado, no período da pandemia, o uso das redes sociais teve um crescimento de 40% em todo o mundo.
Diante deste número, não é preciso ter o dom para previsões, é fato: a proximidade intensa com os aplicativos está longe de perder a força, a tendência é que cresça ainda mais, inevitavelmente.
A partir daí, podemos inferir que o sucesso do seu negócio vai depender diretamente da presença digital da marca. Quanto mais a sua empresa ganha alcance nas redes sociais, maior será a sua lucratividade.
Portanto, se você quer iniciar ou fortalecer a sua estratégia de marketing digital para este novo ano que começa, não há mais como retroceder, a hora é agora.
Neste artigo, separamos 4 tendências de marketing digital para o ano de 2021 que vão te ajudar a escolher o caminho certo para sua estratégia.
1. Investir na transmissão em tempo real e chatbots
Ligar a TV ou o rádio para ficar por dentro das notícias era um hábito comum para a maioria das pessoas até alguns anos atrás.
No entanto, com a internet e a facilidade do acesso à informação, os conteúdos noticiados pelas mídias tradicionais também são encontrados nas redes sociais, em várias versões e ainda permitem a interação com a audiência.
As famosas “lives”, que embora hoje tenham perdido um pouco de sua força, comparado ao período inicial da pandemia, promovem um maior engajamento do público, uma vez que seu conteúdo é transmitido em tempo real.
Ao promover mais engajamento, a empresa ganha mais alcance e pode conquistar o seu lugar de destaque no mercado. Portanto, utilizar a “live” para realizar webinars, entrevistas, palestras, entre outros eventos, é um ponto a mais para potencializar sua estratégia de marketing.
Outro tipo de interação que tende a ganhar mais relevância no mercado é o chatbot. Essa tecnologia viabiliza o atendimento automatizado, que leva mais eficiência na resolução de solicitações do público.
Uma vez que as pessoas estão ficando cada vez mais tempo conectadas, é natural que haja uma exigência maior quanto a essa rapidez no atendimento. A tendência é que os chatbots sejam melhorados e que os feedbacks sejam mais assertivos.
2. Explorar conteúdos criados pelos usuários
Aproveitar os conteúdos criados pelos usuários, user generated content (UGC), na própria estratégia de marketing digital da empresa é outra tendência forte para este ano.
O público tende a confiar e ser influenciado por alguém que seja “gente como a gente”. Por isso, aqueles usuários comuns, pessoas não-famosas, estão se destacando como excelentes influenciadores.
Diante disso, você deve estar se questionando: “Mas de que forma posso utilizar o conteúdo criado pelo meu público?”. Para te ajudar, podemos citar algumas dicas:
- Convidar o público a participar de grupos exclusivos para realizar debates sobre a marca;
- Fazer repost de stories dos usuários que mencionam a marca pelo Instagram;
- Elaborar desafios nas redes sociais e pedir a participação do público.
3. Focar na elaboração de conteúdos interativos
Há algum tempo, o marketing digital vem ganhando destaque por promover e facilitar a interação com o público, seja através de cliques em posts, visualizações de conteúdo, geração de leads através dos CTAs, entre outras atividades que envolvem a interatividade.
De fato, esse foco não é novidade. Porém, a importância de elaborar conteúdos interativos hoje é maior do que um dia já foi.
Uma das consequências do distanciamento social, ocasionado pela pandemia, foi a busca por interação e por uma relação mais humanizada entre marca e consumidor.
Assim, o desafio de quem atua na área de marketing é justamente elaborar conteúdos que despertem o interesse do público, ao ponto de fazer com que ele interaja com o que foi publicado. São exemplos de conteúdos interativos:
- Calculadoras;
- Ebooks;
- Infográficos;
- Questionários;
- Quizzes.
4. Defender o comprometimento humanizado da marca
De acordo com Philip Kotler, o papa do marketing e autor do “Marketing 4.0”, livro de referência para os estudiosos da área, hoje o consumo já não é mais um ato individual.
Na maioria das vezes, o público leva em conta se a marca enxerga, além do lucro, as causas que envolvem a sociedade e o planeta.
Portanto, aquelas marcas que se posicionam sobre acontecimentos recentes de forma humanizada conseguem estabelecer uma conexão mais forte com seu público.
Estabelecer uma postura clara e justa diante do público, principalmente em momentos de dificuldades, é um ponto extremamente positivo para a imagem da marca.
Por fim, agora que você já conhece as principais tendências para o marketing digital em 2021, é hora de colocar em prática!
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