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Conteúdo para Instagram: 4 dicas práticas

conteúdo para instagram

O Instagram é a quarta rede social mais utilizada no Brasil.  Segundo o levantamento da We Are Social e da Hootsuite, cerca de 95 milhões de brasileiros navegam todos os dias pela timeline do aplicativo. 

Enquanto rolam seus feeds ou avançam entre storys e reels, cada usuário consegue ver o cotidiano dos amigos, suas conquistas importantes, acompanhar seus artistas preferidos, retomar contatos perdidos ou simplesmente dar boas risadas com os conteúdos de entretenimento.

Mas não é só disso que vive a rede social. Muitas pessoas estão investindo na ferramenta para divulgar suas marcas, criar conteúdos de valor direcionados para as suas personas

Através de estratégias de comunicação, repercutem seus conteúdos por meio de influenciadores, publiposts ou anúncios patrocinados. 

Se destacar no meio dessa selva digital é importante para reter a atenção do público. Por isso, preparamos 4 dicas essenciais para potencializar a comunicação da sua marca no Instagram. Confira!

O que a biografia e os posts do seu perfil falam sobre você? 

O seu perfil no Instagram é como a vitrine de uma loja. A primeira coisa que a sua persona enxerga é a harmonia proporcionada pelo layout dos seus post e as primeiras informações sobre o seu negócio disponíveis na bio. Como diz o ditado: a primeira impressão é a que fica.

Para ter uma boa apresentação no Instagram é importante que na sua bio tenha uma foto de qualidade, que o seu nome de usuário seja claro, ter uma breve descrição (ou palavras chaves) sobre o seu negócio e um link para direcionar suas personas para outros conteúdos.

Para chamar a atenção, também podem ser inseridos emojis e alternar algumas fontes.

Você sabe com quem está se comunicando? 

Apesar de ter 95 milhões de brasileiros inseridos na rede social, nem todos os usuários do Instagram são o seu público alvo. Saber para quem seu conteúdo será direcionado  é fundamental para criar conteúdos de valor e atrativos para a sua persona. 

Existem muitas formas de conhecer o seu cliente ideal. Pode ser através  da prospecção de leads em materiais ricos, landing pages e formulários, ou observando as interações do público através das curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos de publicações nas redes sociais. 

A própria ferramenta possui algumas funcionalidades que permitem que você se aproxime do seu público através de enquetes e caixinhas de perguntas. Utilize esses recursos para saber o que a sua persona mais gosta de ver no feed.

Seu conteúdo é planejado?

Se o que atrai é o visual, o que aproxima é o conteúdo. Através de um conteúdo bem planejado é possível informar, entreter e reforçar uma marca. Para alcançar esses resultados a técnica dos 4 Us (útil, urgente, único ou ultra específico) é um ótimo caminho. Entenda a técnica:

  1. O conteúdo útil leva até o usuário dicas, tutoriais, passo a passo e informações relacionadas gerais do segmento; 
  2. O conteúdo urgente apresenta alguma novidade relacionada ao nicho, como um lançamento de produto, uma nova linha ou uma até uma promoção;
  3. O conteúdo único é algo produzido pela marca, pensado para aquele público especificamente. É importante que as empresas tenham produções e iniciativas próprias para se diferenciar;
  4. O conteúdo ultra específico vai além do produto e da marca e se aprofunda em um tema específico, como por exemplo o guia “9 dicas para fotografar com o celular”. Nesse material nos aprofundamos na fotografia explicando uma série de questões que podem auxiliar nas produções feitas com celulares. 

Definidos esses conteúdos, é possível montar um calendário de postagens que facilitará a produção das publicações.

Com quem a legenda se comunica?

Uma boa técnica para a construção de uma legenda atrativa é o conceito AIDA. Bastante comum no marketing, representa 4 etapas pelas quais o cliente passa: Atenção, Interesse, Desejo e Ação. 

  1. Atenção

Consiste em ganhar a atenção do usuário. Isso pode ser feito através do próprio post com a aplicação de texto em cores fortes e contrastantes, de forma objetiva ou na primeira linha da legenda chamando para o tema. 

  1. Interesse

Agora, é a vez de despertar o interesse do usuário através da problemática do assunto central do post. 

  1. Desejo

O usuário já captou a ideia central do post e é neste momento que você irá desenvolver o desejo do usuário. Isso pode ser feito de diversas formas: apresentando soluções, cases, depoimento de clientes e parceiros ou desenvolvendo gatilhos emocionais. 

  1. Ação

Chegou a hora de direcionar o usuário. Essa etapa pode ser em forma de despedida através do fechamento de post e o convidando a ir a outro lugar – como o site, a loja física – ou consumir outros conteúdos. 

A produção de conteúdo de valor para as redes sociais é essencial para dar visibilidade e credibilidade a sua marca, além de conquistar a sua persona. 

Quer saber como podemos te ajudar a potencializar a sua comunicação? Entre em contato conosco!

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