fbpx
Tempo de Leitura: 5 minutos

Saiba como produzir materiais ricos e gerar autoridade para seu negócio

materiais ricos

Os materiais ricos são conteúdos aprofundados sobre os mais diversos temas, elaborados com o objetivo de captar leads.

Essa estratégia faz parte de um conjunto de ações que regem o marketing de conteúdo: utiliza a criação e publicação de conteúdos de qualidade para atrair, nutrir e fidelizar clientes.

Através dos materiais ricos, é possível gerar leads. Pois, para que o leitor tenha acesso ao material, ele precisa preencher formulários ou landing pages que solicitam informações pessoais como cargo, e-mail, área de atuação.

A partir daí, a empresa consegue alimentar esses leads, através de uma estratégia de e-mail marketing, que fortalece a relação entre esses potenciais clientes e o aproxima da compra final.

Diferente do blog post, que traz uma visão geral sobre algum tema, o material rico contém informações mais detalhadas, que podem ser úteis, de forma atemporal, para determinadas pessoas. Assim, é comum que o material rico seja salvo e lido mais de uma vez.

Por isso, esse material deve ser pensado estrategicamente para que seja resultado de uma sequência de conteúdos elaborados a partir da lógica da jornada de compra, com o propósito de gerar conversões vantajosas para a empresa.

Além de engajar o público, os materiais ricos reforçam a autoridade da sua empresa no segmento ao levar um aprendizado maior para o leitor e consequentemente, trazem mais visibilidade e credibilidade para o negócio.

Existem muitos formatos para os materiais ricos, que podem abordar conteúdos de segmentos das mais diversas áreas. Eles podem ser:

  • E-books;
  • Infográficos;
  • Guias;
  • Ferramentas de simulação.

Sabendo da importância desses materiais, dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo, separamos algumas dicas para você entender como começar a produzir, que tipo de conteúdo escolher e de que forma ele deve ser divulgado. Confira!

Materiais ricos: como começar a produzir?

Agora que você já sabe da importância da elaboração de materiais ricos para sua estratégia, é necessário colocar em prática. Por ser um conteúdo mais aprofundado, ele exige um pouco mais de tempo e planejamento para sua produção.

Para começar a produzir um material rico, é fundamental definir a  persona que você quer atingir. A resposta para a pergunta “Quem vai se interessar por este material?”deve ser pensada bem antes da escolha do tema.

Somente após a escolha da persona, será possível desenvolver conteúdos específicos, com tema e linguagem compatível com as suas características. 

O próximo passo é a escolha do formato ideal. Este conteúdo merece um aprofundamento maior? Então o formato mais adequado será um e-book. Ou ele ficaria melhor explicado visualmente? Neste caso, a melhor opção seria um infográfico ou um guia. 

Com a estrutura definida é hora de partir para a elaboração do conteúdo. 

Qual o melhor conteúdo para abordar em materiais ricos?

Os melhores conteúdos para abordar nos materiais ricos são aqueles que sua empresa mais domina. O material só será de qualidade se tiver embasamento, ótimas referências e muito estudo.

Se o leitor for impactado pelo conteúdo, a empresa será lembrada como autoridade e terá credibilidade.

Materiais ricos finalizados: como divulgá-los?

Depois do planejamento e produção, com alinhamento entre texto, arte e imagens, chega o momento de divulgar. O alcance do material vai depender da forma que será feita essa divulgação. 

Por isso, é fundamental rever as estratégias de marketing de conteúdo e inbound marketing para pensar em como atrair o público ideal com este conteúdo.

Além das redes sociais, os materiais ricos podem ser divulgados no site da empresa, pelo e-mail marketing, publicações patrocinadas e através da estratégia de link building, por exemplo.

E se você chegou até aqui é porque reconhece a importância da elaboração de materiais ricos para aumentar o alcance e autoridade da sua empresa. 

Quer saber como podemos te ajudar a elaborar materiais ricos e desenvolver uma estratégia de inbound marketing? Entre em contato conosco!

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp