Ir para o conteúdo
  • Home
  • Sobre Nós
  • Serviços
  • Cases
  • Blog
    • Artigos
    • Materiais Educativos
  • Contato
  • Home
  • Sobre Nós
  • Serviços
  • Cases
  • Blog
    • Artigos
    • Materiais Educativos
  • Contato
  • 19/03/2020
  • 13:43
  • Primeira Via
Tempo de Leitura: 3 minutos

Comitê de crise: o que é e para o que serve?

Comitê de Crise

Prevenção tem sido a palavra de ordem em tempos de Coronavírus. Ações de prevenção para evitar o contágio são amplamente divulgadas. Mas e no meio corporativo, como as empresas estão lidando com este momento que exige tomada de decisões rápidas, eficientes e uma comunicação clara e assertiva? Algumas se prepararam previamente montando o chamado comitê de crise, reunindo colaboradores-chaves de áreas vitais da empresa, como a direção, jurídico, comunicação, segurança, TI, entre outras, dependendo de cada segmento de atuação.

O comitê de crise é responsável por traçar cenários possíveis para as mais adversas situações, bem como planos de ação para cada uma delas. Algumas possibilidades são crises causadas por agentes externos, como um incêndio ou uma enchente, ou por agentes internos, como acidentes de trabalho e até mesmo boicote à marca. Quando bem estruturados e levados a sério pelas empresas, estes comitês se reúnem com frequência para reavaliar cenários e planos de contingência.

No caso desta pandemia do Coronavírus, a crise é considerada sem precedentes no mundo, tanto na saúde quanto na economia, com efeitos ainda imensuráveis. E por mais pessimistas que tenham sido os cenários traçados pelas empresas em seus comitês de crise, certamente não chegaram perto da situação caótica que estamos vivendo hoje. Ainda assim, as empresas que já têm esta estrutura montada ou que agiram rapidamente montando um comitê de crise nos últimos dias, conseguiram tomar decisões e agir mais rápido. Infelizmente, isso não significa que os efeitos não serão graves, mas torna o processo todo menos penoso e estressante.

Cadastre-se na nossa newsletter

E quem não se estruturou ainda, dá tempo de montar um comitê de crise? Bem, a verdade é que o cenário da pandemia muda a cada dia, às vezes, a cada hora. Então é possível sim que novas medidas sejam tomadas pelas autoridades do nosso país e que demandem também ações das empresas. Por via das dúvidas, não custa reunir (remotamente) os principais colaboradores que possam integrar este comitê de crise e mapear possíveis novos cenários e seus desdobramentos. Assim, a tomada de decisão pode ser mais rápida e menos dolorosa.

Uma última dica: não deixe de fora a sua equipe de comunicação. Ela deve fazer parte, sempre, do comitê de crise. Caso contrário, você pode gerar outro problema só por um desalinhamento na sua comunicação. Vamos nos organizar, ter paciência, resiliência e a certeza de que este momento difícil vai passar!

Quer começar pelo início? Conte com a gente para fazer um diagnóstico da sua comunicação.  

Foto de Primeira Via

Primeira Via

Comunicação Integrada

Compartilhe esse post

LEIA TAMBÉM

SEO hoje é multicanal: como sua empresa pode se destacar

24 de abril de 2025

Tempo de Leitura: 6 minutosOs dados mais recentes sobre comportamento de busca foram apresentados em um webinar conduzido por Neil Patel, um dos principais nomes do marketing digital no

Leia mais »

Dúvidas sobre assessoria de imprensa? Saiba como funciona e o que esperar do serviço

24 de abril de 2025

Tempo de Leitura: 9 minutosAparecer na mídia espontaneamente, de forma estratégica e relevante, é o sonho de muitas marcas e a assessoria de imprensa é uma das principais pontes

Leia mais »

Qual a importância do LinkedIn para a autoridade das empresas?

13 de março de 2025

Tempo de Leitura: 6 minutosO LinkedIn se tornou muito mais do que uma simples rede social para profissionais. Para empresas, a plataforma representa uma ferramenta estratégica para construir autoridade,

Leia mais »

A TV aberta vai acabar? A importância da televisão para os brasileiros em 2025

11 de fevereiro de 2025

Tempo de Leitura: 5 minutosA TV aberta vai acabar? Para a alegria do pai da “caixa mágica”, Assis Chateaubriand, essa possibilidade ainda está distante.  A televisão continua sendo um

Leia mais »
  • primeiravia@1via.com.br
  • 48 99148-8653
  • Política de Privacidade