Buscar novas oportunidades de emprego e abrir vagas são apenas algumas das várias possibilidades de aproveitar os recursos do LinkedIn.
Não é à toa que a rede chegou a mais de 81 milhões de usuários no Brasil, de acordo com a estatística mais recente.
Segundo os dados do relatório Digital 2024, o LinkedIn é a quinta rede social mais usada no Brasil.
Seguindo a tendência de usuários, o número de perfis empresariais também cresceu. As empresas estão cada vez mais presentes no LinkedIn, afinal, é o “lugar certo” para os negócios.
No LinkedIn, é possível ampliar suas conexões com profissionais de várias partes do mundo, aumentar a autoridade da sua atuação profissional através das suas atualizações, além de facilitar a busca por empresas, seja para conquistar um emprego ou fazer parcerias.
Mesmo com o perfil pessoal no LinkedIn aberto, algumas pessoas não sabem bem como aproveitar os recursos do LinkedIn em todo seu potencial.
Por isso, separamos algumas dicas para que você não perca nenhum benefício de utilizar a plataforma. Continue a leitura!
Publique atualizações com frequência
Se você leu algo, viu um filme interessante, ou tem algo relevante da sua área para compartilhar, não deixe para depois!
Sua dica pode ser válida para seus contatos e vai gerar mais interação. A frequência também é muito importante para aumentar a autoridade na rede e manter nosso nome fresquinho na memória das nossas conexões.
Caso você queira direcionar algum conteúdo para um tipo de usuário específico, no LinkedIn existe esse recurso. É possível direcionar suas atualizações usando critérios como tamanho da empresa, setor e localidade, por exemplo.
Essas atualizações direcionadas aparecerão na página inicial do LinkedIn desses usuários.
Interaja com as publicações e usuários
Além de publicar atualizações, para utilizar todos os recursos do LinkedIn, é preciso interagir. Assim como na vida real, as conexões são fortalecidas através da troca que, no caso do LinkedIn, podem ser por meio de reações, comentários, ou compartilhamentos.
Participar de eventos, grupos e lives são boas formas para interagir com outros profissionais que se interessam pelo mesmo tema que você.
Acompanhe o LinkedIn Notícias e siga páginas do seu interesse
Do lado direito da página inicial da plataforma, está lá o “LinkedIn Notícias“. Aproveitar os recursos do LinkedIn inclui muitas vantagens e uma delas é manter-se bem informado.
As notícias são filtradas por uma equipe de editores da rede que entregam as tendências e insights do momento, que podem te ajudar a tomar decisões em sua vida profissional.
Além do “LinkedIn Notícias”, você pode seguir páginas empresariais do seu interesse. Marcas, veículos de comunicação e personalidades estão no LinkedIn e publicam conteúdos de qualidade na plataforma. Vale a pena seguir!
Use o LinkedIn para gerar leads
Aproveitar os recursos do LinkedIn também inclui a geração de leads. Claro! Através do perfil pessoal e empresarial podemos utilizar algumas estratégias para capturar potenciais clientes.
Um exemplo disso é usar o call to action direcionando para links de blog, landing pages ou outro material do seu site em suas atualizações no LinkedIn.
Recrute novos talentos
Encontrar perfis semelhantes aos que você está buscando é uma das vantagens de utilizar o LinkedIn. Através da segmentação por setor, função e nível dos profissionais, a busca por profissionais se tornou mais facilitada e assertiva.
Utilizando a conta gratuita, é possível receber um número limitado de candidaturas, mas o perfil premium traz muitas outras vantagens para os recrutadores.
Acompanhe os LinkedIn Top Voices
Para quem ainda não ouviu falar dos “Top Voices”, é hora de conhecê-los.
Essas pessoas são escolhidas pelo LinkedIn por criarem conteúdos relevantes e de qualidade para o público, que alcançam um grande número de contas e de engajamentos. Confira alguns profissionais que estão na lista deste ano.
Quem sabe se, depois dessas dicas, seu nome vai aparecer nessa lista daqui a algum tempo? Pois é, tudo começa com o primeiro passo. Vamos dar o próximo? Baixe agora o nosso Guia de Planejamento de Marketing 2025 e descubra como elevar o potencial da sua marca no LinkedIn e em outras plataformas!