Tempo de Leitura: 3 minutos

Dia do jornalista: respeito aos profissionais que se arriscam para informar

Dia do Jornalista

Levar informação à sociedade. Este é o principal papel do jornalista, independente do meio em que ele está inserido, se é o tradicional ou não. Neste dia do jornalista, comemorado em 7 de abril, o que os colegas de profissão merecem é parabéns e respeito. Em meio à crise do novo Coronavírus, profissionais da comunicação do mundo inteiro se empenham ao máximo, colocam suas vidas em risco para informar – assim como também foi feito em tempos de guerra. 

A diferença é que neste dia do jornalista de 2020 é a integração do profissional com o meio digital que se destaca ainda mais. Para um veículo impresso, rádio ou digital, a entrevista ou apuração do conteúdo pode ser offline. Mas e como faz para colocar o material na emissora de TV em tempos de isolamento social? Pela internet. Claro que isso não é uma novidade, mas até antes do vírus invadir o mundo não era muito comum assistir entrevista na TV em qual o entrevistado está em uma casa e o jornalista em outra. 

Nunca na história recente o jornalismo ganhou tanto espaço. Programas de entretenimento foram substituídos pelos telejornais, que tiveram seus horários ampliados para uma cobertura ampla do novo Coronavírus. Os sites de notícias criaram novos endereços para compilar o maior números de informações com relação à prevenção, contágio e tratamento do COVID-19. Alguns comentaristas e âncoras somam quase que uma dezena de horas ao vivo ou online com um único objetivo: apresentar informações relevantes ouvindo diferentes especialistas.

Além de todo o esforço do trabalho, do medo de ficar doente ou, pior, levar o vírus para dentro de casa e contaminar a família, há dois pontos ainda a serem combatidos: as fake news e a falta de respeito. Por isso, os colegas não podem se cansar de divulgar notícias verdadeiras e bem apuradas, falar com as fontes e brigar por seus espaços. A informação não é um dom, é uma necessidade, é um direito de todos. 

Diante deste caos que virou o mundo, neste dia do jornalista aplaudimos todos os colegas de profissão pelo relevante trabalho realizado em benefícios de toda a sociedade. 

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp