fbpx
Tempo de Leitura: 7 minutos

O papel da assessoria de imprensa em ações de branded content

Você sabe o que são as ações de branded content? 

Essa ferramenta de comunicação, que tem se popularizado nos últimos anos, consiste no conteúdo de marca sendo inserido de forma mais natural em um canal de comunicação.

No jornalismo, as ações de branded content são apresentadas dentro da linha editorial de uma publicação. 

Ao contrário da mídia espontânea – quando um jornalista utiliza a marca ou uma ação da marca como case e/ou seus porta-vozes como fontes – no branded content a mídia é paga, exclusiva sobre a marca e sinalizada pelo veículo. 

Nesse texto vamos explorar mais as diferenças entre mídia espontânea e branded content e como essas duas ferramentas podem ajudar no fortalecimento por meio da assessoria de imprensa. 

A marca pode divulgar o que quiser no texto? 

Sim e não. A marca pode decidir o que será publicado, mas precisará da aprovação editorial do veículo para que o conteúdo seja inserido de forma leve e interessante.

É importante que o texto tenha relevância e conteúdo informativo para que o público seja atraído para ele. 

Além disso, na maioria dos veículos, o texto precisa seguir a sua linha editorial e uma equipe da própria veiculação cuidará da produção e padronização do conteúdo. 

Ao contrário da publicidade fixa, na qual o cliente pode veicular sua comunicação da forma como pretende – com design próprio e texto “vendedor” – no branded content o objetivo é criar autoridade de marca e apresentar com mais profundidade uma história que mostre a sua relevância.

O branded content  encontra seu espaço entre o jornalismo e a publicidade, se tornando um material híbrido. 

Sem ter a venda final como objetivo, busca criar no imaginário do público a associação da marca aos seus valores, como por exemplo, confiança, qualidade, etc. 

O branded content traz do jornalismo os fatos apurados para embasamento da narrativa e a apresentação do contexto, que é importante para apresentar a marca como uma solução para a questão levantada pelo conteúdo. 

Quando utilizar o branded content?

O branded content é utilizado para gerar autoridade à marca e criar conexão com o público-alvo, portanto ele é uma ótima ferramenta para quando uma marca possui um lançamento ou uma novidade interessante dentro de sua programação. 

Também serve para educar o público sobre o negócio ou produto ofertado sem fazer uma propaganda explícita, mas com conteúdo informativo. 

As ações de branded content devem estar alinhadas ao planejamento estratégico da marca como ferramenta de divulgação. 

É importante destacar que o branded content não substitui a mídia espontânea gerada por meio do trabalho da assessoria de imprensa. Ambas são complementares e juntas ajudam as empresas a alcançarem seus objetivos de marca. 

Enquanto uma busca oportunidades para que a marca seja, de forma espontânea, fonte em espaços consolidados, a outra é uma ferramenta paga na qual a marca tem mais autonomia na narrativa. Ainda assim, é preciso ter o feeling jornalístico para criar um conteúdo que chame a atenção de uma audiência qualificada, com títulos que engajem, pesquisas e entrevistas aprofundadas para que possa converter a audiência em leads.  

Qual o papel da assessoria de imprensa no branded content? 

O principal objetivo da assessoria de imprensa é criar uma ponte entre empresas e veículos jornalísticos, criando oportunidades de pautas e conectando fontes a jornalistas de forma espontânea. 

Então, qual o papel da assessoria no branded content? 

Apesar do conteúdo ser criado pelo próprio veículo de comunicação, a assessoria de imprensa está alinhada com os objetivos de marketing da empresa, conhecendo internamente os pontos fortes e as sensibilidades que a empresa possa ter.

Além disso, um bom assessor de imprensa com formação em jornalismo saberá encontrar o melhor gancho jornalístico para conteúdo, sem deixá-lo comercial e pouco atrativo.  

Portanto, o acompanhamento do assessor de imprensa no branded content é essencial para a elaboração assertiva do conteúdo de marca, garantindo um conteúdo que não caia em esquecimento ou gere crises e ruídos. 

Apesar do branded content não substituir a mídia espontânea gerada pela assessoria de imprensa que busca um relacionamento direto com os jornalistas, ela é uma alternativa com melhores resultados para a autoridade de marca do que a publicidade tradicional, que possui um foco maior na venda final. 

Exemplos de branded content

A maioria dos grandes veículos de comunicação possuem um departamento voltado ao Branded Content. No Money Times, por exemplo, é o MT Labs, na NSC Total há o Estúdio NSC, e o Grupo Globo possui o G.Lab. 

  • Ação ESG – Nívea e G.Lab

A Nivea, em parceria com a G.Lab, criou uma ação para celebrar o mês do orgulho LGBTQIA+, que contemplou a produção de dois branded na Marie Claire, mais de 20 publicações nas redes sociais, incluindo uma live com influenciadores LGBTQIA+. 

Dentro do Instagram da Marie Claire foi criado um Instazine com imagens e textos que simulavam uma revista digital.

Segundo o G.Labs, a campanha atingiu mais de 15 mil acessos aos conteúdos públicos da publicação e mais de 2 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais, com mais de 70 mil ações de engajamento com o conteúdo. 

  • Lançamento de produto – Intelbras

Outro exemplo mais simples é o da Intelbras, indústria de produtos eletrônicos de Santa Catarina, que para promover sua câmera de segurança interna, Mibo, criou uma matéria de branded content na qual explica  a união de segurança e tecnologia nos lares e apresenta os diferenciais de seu produto, dentro dos conteúdos do portal da NSC. 

  • Ação com celebridade – QR Capital 

Já a QR Capital fez uma ação criativa, na qual  usou a voz do locutor mais famoso do Brasil, o Cid Moreira, para explicar a tese de investimentos em Bitcoin. O vídeo do youtube foi o gancho para o branded content lançado no Money Times que abordou os negócios em criptomoedas e a estrutura da QR Capital. 

Compartilhe esse post

LEIA TAMBÉM

Planejamento de Marketing para 2025

Tempo de Leitura: < 1 minutoAo baixar este guia, você encontrará uma visão abrangente sobre como conectar a jornada do cliente entre os meios online e offline, a importância da assessoria

Leia mais »