Criar uma conta no Instagram ou outra rede social e divulgar produtos ou serviços não faz alguém se tornar um influenciador digital. Esta “fórmula de sucesso” até então simples de ser alcançada não condiz com a realidade. Por isso, vou explicar o que é marketing de influência e como ele funciona.
Marketing de influência é uma série de estratégias que têm o objetivo de gerar algum tipo de influência sobre os potenciais clientes (personas) de uma empresa. Para praticá-la, o influenciador exerce um poder de convencimento ao ponto de interferir na decisão de compra de alguém.
O trabalho do influenciador é baseado na construção de uma relação de confiança. Não é de um dia para o outro que uma pessoa começa a influenciar alguém. Foi o tempo em que enviar um kit de produtos ou pagar um cachê era significado de bons resultados. Em muitos casos, este resultado nem chega.
Precisamos ter em mente que ninguém nasce influenciando ninguém. Isso quer dizer que não basta inserir “digital influencer” no seu perfil. É necessário entender o que é marketing de influência.
Antes de se tornar um nome influente, é importante fazer o dever de casa:
- Produzir conteúdo autoral;
- Postar assuntos consistentes;
- Ser verdadeiro para engajar;
- Criatividade é a alma do negócio.
As métricas de vaidade não são nada promissoras, pois não trazem retorno e não geram ROI (retorno sobre o investimento). O investimento em mídia paga pode comprar alcance, mas não relevância. O verdadeiro marketing de influência precisa chegar às pessoas.
Marketing de influência é para o seu negócio?
Depende. Primeiro, você precisa responder as questões abaixo:
- Quais são seus objetivos? A ação será de branding ou focada em vendas?
- Qual é a ação que será executada pelo influenciador?
- Como a pessoa será escolhida?
Se você conseguir responder as perguntas acima, o marketing de influência pode ser para o seu negócio.
O brasileiro passa em média 9h diárias na internet e parte deste tempo é utilizado nas mídias sociais. Durante todo este período, as pessoas se distraem, buscam produtos ou serviços e a melhor forma de tomar uma decisão de compra é por meio do review social, que muitas vezes é feito por um influenciador digital.
Agora que você já sabe o que é marketing de influência, pode colocar em prática. Claro que não é indicado apostar todas as fichas (ou verba) de uma campanha em uma única ação de marketing de influência, mas esta é uma etapa complementar importante para a sua estratégia como um todo.
Como escolher o influenciador certo?
Existem milhões de influenciadores digitais nas mais diversas redes sociais. Para isso, é necessário estudar a sua persona e identificar por quem ela pode vir a ser influenciada.
É preciso levar em conta se o profissional tem fit com seu público, com o produto ou serviço, se ele é verdadeiro em suas colocações e se está alinhado com os reais objetivos a serem alcançados.
Está constatado que os nanoinfluenciadores (pessoas que têm de 1 a 10 mil seguidores), embora tenham uma rede pequena, é altamente segmentada. Já um macro ou megainfluenciador (acima de 500 mil seguidores) tem um alcance infinitamente maior, mas não tem proximidade com seus seguidores.
Escolher entre um nano, micro, intermediário, macro ou megainfluenciador pode fazer total diferença na sua campanha, tanto com relação ao investimento a ser efetuado quanto nos resultados alcançados.
O marketing de influência está mais presente do que imaginamos no nosso dia a dia. E nada melhor do que utilizar este espaço para divulgar e posicionar sua marca.