fbpx
Tempo de Leitura: 4 minutos

Você sabe como usar hashtags e otimizar seu conteúdo?

 
Você sabe como usar hashtags e otimizar seu conteúdo?

A otimização de conteúdos na web não se resume ao SEO (Search Engine Optimization) ou ao uso das palavras-chaves nos textos. Existem inúmeras outras formas de ter sucesso neste disputado ranking, um exemplo é a pesquisa das tags. Você sabe como usar hashtags?

Para você entender, dentro do marketing digital existem diversos segmentos e conjuntos de técnicas que fazem a diferença. O SMO (Social Media Optimization) é outro exemplo que também auxilia no posicionamento e na descrição do que a sua empresa produz. É um conjunto de melhorias com objetivo de alcançar e engajar o público.

As estratégias caminham juntas, porém, saber para o quê serve e separar cada uma delas é essencial para se obter resultados nos posts de redes sociais. Uma dessas estratégias é como usar hashtags corretamente. 

É um engano achar que as hashtags podem ser usadas sem moderação. O uso em excesso pode acabar atrapalhando e fazer com que o seu post não seja encontrado. Por isso, veja estas dicas que podem ajudar na sua produção de conteúdo no Instagram e no Facebook:

  1. Evite hashtags amplas e termos em inglês: muitas vezes, essas tags mais atrapalham do que ajudam. Palavras muito genéricas pouco segmentam suas produções, elas fazem com que o post fique perdido em meio a diversos outros conteúdos com a mesma tag. 
  2. Evite excessos no número de hashtags. De nada vale 30 tags gerais (o número máximo permitido por post no Instagram, por exemplo) que não falam muito sobre o conteúdo. Opte por cinco tags.
  3. O ideal é distribuí-las contemplando cinco categorias relacionadas ao assunto do post que são: produto, momento, contexto, ação e posicionamento. 
  4. Pense em qual hashtag descreve o seu produto/serviço? Qual o momento do post? Em qual contexto ele se encaixa? Alguma das hashtags chama o usuário para ação? E por fim, através das hashtags como a sua empresa se posiciona? 

Já para a rede social mais voltada para o mundo corporativo, como o LinkedIn, as regras podem ser outras:

  1. Use no máximo três hashtags e, neste caso, o uso do inglês é permitido, assim como as tags mais amplas. 
  2. Na barra de pesquisa é possível identificar quais # estão em alta e sendo mais seguidas pelo seu público-alvo. 
  3. Desta forma, ao clicar na hashtag o usuário será levado ao conteúdo relacionado e ali pode encontrar seu post. 
  4. Assim como você segue as hashtags referentes aos assuntos que interessam ao seu negócio, outras pessoas fazem o mesmo. Por isso, saiba como usar hashtags e alcance mais pessoas. 

Atentando-se a esses detalhes é possível que a sua mensagem se destaque mais e se conecte com as pessoas certas. De nada adianta ter uma centena de conteúdos interessantes e bem escritos se eles não atingem a sua persona. De qualquer forma, saiba que nós podemos te auxiliar neste caso. Se tiver dúvidas, conte com a gente

Primeira Via

Comunicação Integrada

Primeira Via

Primeira Via

Comunicação Integrada

Compartilhe esse post

LEIA TAMBÉM