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5 provas de que ter uma assessoria de imprensa faz toda a diferença para as empresas

Para além de gerir crises e “apagar incêndios”, a assessoria de imprensa faz a diferença em uma empresa, pois é a principal responsável por construir uma imagem institucional consistente e transparente perante o público e a mídia. 

O trabalho do profissional de assessoria é elaborar uma estratégia de pautas sobre o cliente para os veículos de comunicação, mantendo contato direto com cada um deles. Assim, a visibilidade e a credibilidade da marca são fortalecidas.

É papel da assessoria de imprensa utilizar a chamada mídia espontânea para que a empresa seja vista como referência em sua área ao propor pautas com conteúdos relevantes à sociedade e que divulguem organicamente a marca, sem realizar transações comerciais com os veículos. 

Seja para empresas de pequeno, médio ou grande porte, uma equipe de assessoria pode fazer a diferença na hora criar estratégias e potencializar resultados.

De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), o investimento em comunicação corporativa movimentou mais de R$30 bilhões em 2022, quase R$2 bilhões a mais do que o projetado em 2021. 

Esse crescimento é promissor e extremamente relevante para o mercado empresarial, que já percebeu a necessidade de uma comunicação de qualidade por trás da sua marca.

Confira abaixo 5 exemplos de grandes empresas que se destacam nos seus mercados de atuação por meio da utilização de uma assessoria de imprensa bem-sucedida.

Apple 

Responsável pelo IPhone, sucesso de vendas no mundo dos eletrônicos, a Apple é conhecida por sua estratégia de marketing envolvendo exclusividade e mistério, e a assessoria de imprensa da empresa desempenha um papel fundamental na construção dessa imagem. 

A equipe de assessores da Apple mantém um alto nível de controle sobre a mensagem da empresa e sua presença na mídia, garantindo que ela seja referência no mercado da tecnologia e da inovação

De acordo com o relatório da Canalys, a marca foi a única a crescer no primeiro trimestre de 2022, em um contexto de desaceleração nas vendas de smartphones pelo mundo. É a confiança estabelecida com o consumidor que, entre outros fatores, mantém a empresa na disputa pela liderança do mercado.

Coca-Cola

A Coca-Cola é uma das marcas mais reconhecidas do globo e a assessoria de imprensa tem sido fundamental para manter a imagem da marca relevante e positiva para todos os públicos. Não à toa, em 2022, a Coca-Cola manteve a posição de marca mais consumida do mundo pelo 10º ano seguido, segundo o relatório Brand Footprint, da Kantar.

A equipe de relações públicas da Coca-Cola tem trabalhado com sucesso para lidar com pautas relacionadas às ESG, questões de saúde e meio ambiente. Um exemplo é a ação da empresa na criação de um programa para a capacitação de mulheres empreendedoras informais do ramo alimentício de cinco estados brasileiros. A iniciativa foi desdobrada em eventos e ações de marketing para engajamento da comunidade.

Heineken

As políticas de sustentabilidade e contrapartidas sociais fazem parte do escopo de ações valorizadas com frequência pela assessoria de imprensa e pelas estratégias de comunicação externa do Grupo Heineken, considerada a segunda maior cervejaria do país.

Por meio de iniciativas ambientais voltadas para fomento da energia limpa em estabelecimentos comerciais em diversos estados, ou do incentivo à reciclagem na implantação de programas de garrafas retornáveis – e até nas ações como marca empregadora – a marca investe em destaques na mídia com o auxílio do pool de agências de comunicação presentes em todas as regiões do país. 

Netflix

Uma aliança satisfatória com anunciantes e consumidores tem sido o foco da Netflix, líder de assinaturas como plataforma de streaming no mundo, em 2023. A companhia tem atuado com esforços para aplacar a queda na receita em 2022, com a perda de assinantes em âmbito global pela primeira vez em mais de uma década.

Com o anúncio de um plano de assinatura incluindo exibição de publicidade e a reestruturação de valores dos planos básicos, a marca tem trabalhado em ações na mídia e iniciativas com porta-vozes na gestão de reputação da imagem frente aos usuários, após uma série de críticas relacionadas à reformulação do plano de negócios da empresa. 

Tesla

Conhecida por seus carros elétricos, a Tesla é uma empresa de tecnologia que tem experimentado um crescimento rápido na sua imagem, e vem se consolidando de forma positiva com o trabalho  essencial de sua assessoria de imprensa. Em 2022, a montadora elétrica entregou 1,3 milhão de veículos, 40% a mais do que no ano anterior.

A valorização da segurança e o apreço pelo meio ambiente são duas das várias questões complexas que a equipe de assessores da Tesla tem lidado de forma criteriosa. Hoje, a marca promove sua visão de um futuro mais sustentável enquanto se garante como símbolo da modernidade no mercado.

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Primeira Via

Comunicação Integrada

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