fbpx
Tempo de Leitura: 5 minutos

Atuação da assessoria de imprensa: muito além da gestão de crise

Construir uma imagem transparente perante o público e a mídia; dar visibilidade e destaque à marca e a seus produtos; monitorar a concorrência e criar estratégias para superá-la; proteger a reputação da empresa. 

A atuação de uma assessoria de imprensa não se resume a gerir crises e “apagar incêndios” para o cliente: é um trabalho estratégico contínuo, cujo maior benefício é a credibilidade a longo prazo.

Como todo bom empresário sabe, poucas coisas são mais importantes no mundo corporativo do que ter a credibilidade do público e da mídia.

Uma agência  de publicidade pode, por exemplo, gerar visibilidade imediata para a empresa por meio de campanhas publicitárias pagas – visibilidade, porém, não significa credibilidade.

Para conquistar credibilidade, é preciso que a empresa mantenha um bom relacionamento ao longo do tempo com seu público e com a imprensa através da comunicação. E quem estabelece essa conexão é a assessoria de imprensa.

A assessoria de imprensa é capaz de conquistar credibilidade para as empresas porque cria estratégias para transformar fatos em notícias  e trabalha para divulgá-las  na mídia de forma espontânea, e não com pagamentos publicitários.

Com isso, a empresa ganha autoridade como uma fonte confiável para matérias jornalísticas que tratam do segmento em que ela atua.



Quando a empresa se torna notícia


Não importa a quantidade de dinheiro que foi investida para fazer uma divulgação corporativa: um fato só é encarado como notícia de verdade quando é realmente relevante para o público, seja porque é uma informação útil e de qualidade ou porque gera interesse, curiosidade e mexe com as emoções das pessoas.

Empresas de todos os segmentos muitas vezes têm em mãos grandes oportunidades de divulgar notícias relevantes, que trarão mídia espontânea e o reconhecimento do público, mas não sabem como contar a história corretamente – e acabam desperdiçando a oportunidade.

É como ter um bom produto e não saber como vendê-lo.

É para potencializar ao máximo essas oportunidades de divulgação e ganhar, a partir delas, credibilidade para seus clientes que a assessoria de imprensa trabalha.

Isso é feito com planejamento e uma estratégia precisa de comunicação integrada.

Quando o trabalho da assessoria de imprensa é bem feito, sua empresa passa a ser procurada e requisitada cada vez mais pelos próprios veículos de imprensa – para esclarecer alguma informação, ilustrar uma matéria relacionada ao segmento ou até ser a fonte principal de uma entrevista.

Em pouco tempo, a marca ganha reputação e torna-se uma referência no mercado em que atua.

Crise e alcance


A gestão de crises é, evidentemente, uma das vertentes mais cruciais e conhecidas do trabalho que uma assessoria de imprensa realiza.

Assim, quando ocorre algum fato extraordinário ou polêmico que pode resultar em danos à imagem do cliente, a assessoria de imprensa é responsável por elaborar um plano de ação.


Hoje, a gestão de crise precisa levar em conta e englobar todos os meios possíveis de comunicação com o público e a mídia: imprensa tradicional, mídias sociais, site do cliente e outros meios de comunicação próprios, etc.

É a chamada “Comunicação 360º”, uma solução integrada de comunicação.


A partir de uma estratégia bem traçada e executada de comunicação integrada, a assessoria de imprensa consegue minimizar os danos que o fato negativo traria para a imagem da empresa e ainda transmite transparência ao público e à mídia – reafirmando o quanto a marca leva a sério o ocorrido e age com urgência para solucioná-lo.

Mas a gestão de crises não é a única tarefa de uma assessoria de imprensa: ela também é responsável por trabalhar para ampliar o alcance da empresa no mercado em que atua. 

Criando estratégias que reposicionam o cliente perante a mídia, a assessoria de imprensa fortalece a marca em questão e a torna uma referência dentro do segmento.

Uma das formas de conquistar tal posição referencial é mantendo contato frequente com os veículos de comunicação para obter mídia espontânea – a publicação na imprensa de notícias que mencionam positivamente, de maneira direta ou indireta, o cliente da assessoria de imprensa.

Para o público em geral, isso reflete-se em uma imagem de autoridade


Para entender um pouco mais sobre os bastidores da assessoria e sobre algumas atividades recorrentes desses profissionais, baixe nosso glossário e conheça os termos mais utilizados pelos assessores de imprensa!

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp