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Como funciona uma assessoria de imprensa e quais são suas vantagens?

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Como ter o nome da minha marca publicado no jornal ou em uma matéria de TV? Quanto custa esse tipo de publicação? Como funciona uma assessoria de imprensa

Essas são algumas das dúvidas frequentes referentes à comunicação corporativa. A falta de clareza sobre esse trabalho, muitas vezes, faz com que as marcas deixem de dar a devida importância para a assessoria de imprensa. 

Mas quem deseja construir uma reputação sólida deve incluir essa atividade em um planejamento de comunicação integrada.

Neste post, esclarecemos as dúvidas mais frequentes sobre como funciona uma assessoria de imprensa, mostrando o impacto desse trabalho na construção de uma marca como referência para o público em sua área de atuação.

O que é como funciona uma assessoria de imprensa?

Assessoria de imprensa é uma atividade de comunicação que tem como objetivo gerar mídia espontânea para empresas, entidades ou pessoas, entre eles líderes de companhias, associações ou profissionais liberais. 

O assessor de imprensa trabalha para divulgar seus clientes em veículos de comunicação, para que sejam citados de maneira positiva em notícias, reportagens e entrevistas e, consequentemente, gerar autoridade para as empresas dentro do seu core business. 

Essas publicações são chamadas de “mídia espontânea”, porque as empresas não pagam qualquer valor aos jornalistas para ter suas marcas divulgadas. 

Por isso, as particularidades de como funciona a assessoria de imprensa envolve encontrar assuntos estratégicos para os clientes que sejam de interesse da audiência do veículo de comunicação, critério utilizado pelos jornalistas para divulgação das notícias sem custo para a marca. 

Além disso, o relacionamento com a imprensa feito pela assessoria inclui a apresentação da empresa, com informações sobre o que ela faz, quais áreas de conhecimento seus líderes e técnicos dominam. 

Esse trabalho tem como objetivo fazer com que a marca seja lembrada pelos jornalistas quando eles estão produzindo conteúdo sobre assuntos relacionados ao segmento da empresa. 

Como exemplos de temas que costumam interessar à imprensa é possível citar

  • Pesquisas de mercado 
  • Serviços gratuitos e cursos
  • Novas tecnologias e tendências
  • Projetos e cases de sucesso
  • Campanhas para consumidores

É possível também criar uma agenda de pautas voltada para negócios, na qual a marca é um exemplo ou o próprio case da reportagem. 

Porém, é importante destacar que a imprensa não está a serviço da empresa, mas sim da sua audiência.  

Quais serviços a assessoria pode oferecer?

Os assessores de imprensa fazem a mediação das empresas com os veículos de comunicação. Assim, dentro do escopo de como funciona uma assessoria de imprensa estão incluídos:  

  • Planejamento de assessoria precisa fazer uma imersão para conhecer o assessorado e identificar quais assuntos podem gerar pautas para a imprensa, sempre em convergência com os objetivos estratégicos da marca e como ela quer ser vista e reconhecida.
  • Relacionamento frequente com a imprensa por meio da construção de um mailing consistente.
  • Produção de conteúdos realizados para divulgação em veículos de comunicação, como press kits, press releases, sugestões de pauta.
  • Produção de conteúdo para mídias próprias do cliente, como blogs ou perfis em mídias sociais.
  • Treinamento dos clientes para lidar com a imprensa, chamado media training.
  • Gestão de crise para momentos delicados da empresa. 

Pilares dos resultados de assessoria de imprensa

Sendo um dos papéis da assessoria de imprensa construir uma imagem institucional consistente da empresa perante o público e a mídia, por meio dela é possível elaborar uma série de estratégias na construção de pautas sobre core business, projetos e ações corporativas.

Nesse sentido, o planejamento de assessoria de imprensa será trabalhado junto aos veículos da imprensa por meio de entrevistas com porta-vozes, reportagens e artigos em canais especializados.

Os resultados da assessoria de imprensa surgem a partir de um trabalho consistente e contínuo de encontrar dados dos clientes que despertem o interesse do público

Entre os principais resultados da assessoria de imprensa que podem ser mensurados estão:

  • Visibilidade na mídia
  • Compreensão das necessidades da audiência
  • Diferenciais de mercado que podem interessar a imprensa
  • Monitoramento do nicho de atuação da empresa na imprensa

De maneira geral, é possível dizer que o investimento em assessoria de imprensa tem resultados a médio e longo prazos, assim como outras ações de construção de marca e reputação

LEIA MAIS: Vantagens da análise de dados para a assessoria de imprensa

Vantagens da assessoria de imprensa

As publicações de mídia espontânea geram credibilidade justamente por não serem pagas. Diferente de um anúncio, onde a marca paga um espaço nos veículos de comunicação, nas notícias quem está “falando” é o veículo e, por isso, o conteúdo ganha tanto valor e credibilidade. 

No início da contratação da assessoria, a empresa precisa identificar se já possui informações para divulgação, como o recebimento de aportes de investimento, lançamento de algum produto, tecnologia ou se o assessor precisa fazer uma imersão mais demorada no negócio para entender o que pode virar notícia.

Entre as vantagens da assessoria de imprensa, algumas merecem destaque:  

Gerar autoridade dentro de um assunto ou nicho

O trabalho de assessoria de imprensa é criar uma relação de confiança com o jornalista para que as empresas sejam vistas como autoridades nos seus segmentos para auxiliar com informações de interesse público.

Dessa forma, depois de algum tempo e de algumas entrevistas realizadas, os jornalistas tendem a lembrar das pessoas que consideram referência no assunto.

Isso faz com que as fontes sejam acionadas com mais frequência para dar entrevista, mas não impede que profissionais de outras empresas do mesmo nicho de atuação conquistem  espaços. 

Esse revezamento de vozes é, inclusive, saudável para que novos pontos de vista sejam divulgados. 

ACESSE: Guia completo para uma boa entrevista

Identificar assuntos corporativos que são de interesse público

Uma boa assessoria consegue fazer um planejamento que inclui pautas das empresas de acordo com o perfil de diferentes veículos de comunicação, aumentando a possibilidade de inserções na mídia

O trabalho do assessor é manter um relacionamento com a imprensa e encaminhar sugestões de pauta de interesse público que envolvam o cliente da agência. Porém, a decisão final sobre a publicação é do jornalista do veículo, pois o assessor não tem poder sobre o que será divulgado. 

Isso não impede que o assessor mantenha contato com os jornalistas para pedir retificações de informações que não estejam fidedignas com os dados informados pelas empresas. 

Dar visibilidade na imprensa a empresas de variados portes

Empresas de todos os portes podem ter assessoria de imprensa. O tamanho da companhia não é um critério para que uma marca tenha seu nome divulgado na imprensa. 

Boas histórias e projetos que causam impacto na sociedade são temas que despertam o interesse público e, portanto, dos veículos de comunicação.

Mediar as informações entre o cliente e a imprensa

O jornalista não é um especialista, ele precisa conversar e ouvir as fontes para entender o assunto. Portanto, o tempo de conversa entre jornalista e cliente (fonte) é fundamental para criar uma relação de credibilidade e confiança entre ambos. E o assessor de imprensa é o responsável por fazer essa ponte.

Na construção das reportagens, o jornalista precisa equilibrar as diferentes informações que apurou e o peso para cada uma delas. Ou seja, o espaço que cada uma delas terá vai depender da importância que elas possuem para o público no contexto da reportagem.  

Coletar os resultados das inserções da marca na mídia

Muitas vezes, as reportagens produzidas a partir de pautas de assessoria de imprensa não são factuais, ou seja, sua publicação não está vinculada a um dia específico.

Quando uma matéria não vai ao ar, geralmente é porque ela foi substituída por outra factual que perderia a validade se não fosse publicada naquele dia.  

Por isso, após conceder entrevistas ou trabalhar ações da empresa na imprensa, a coleta dos resultados, chamada pelo termo clipping, fica a cargo do assessor de imprensa, que reúne em um relatório diário, semanal ou mensal quais foram as inserções da empresa nos veículos de comunicação trabalhados. 

Agora que você entendeu como funciona uma assessoria de imprensa, entenda a importância do planejamento estratégico para obter resultados consistentes no nosso guia Como criar um planejamento de comunicação. 

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