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Vantagens da análise de dados para a assessoria de imprensa

Comprovar o valor da atuação da assessoria de imprensa pode se tornar mais assertivo e consistente por meio da análise de dados e de métricas que mensuram a reputação da marca.

Durante algum tempo, as empresas de comunicação trabalharam com a ideia de que os resultados dessa área são subjetivos e difíceis de serem apresentados quantitativamente. 

Mas hoje em dia existem muitas análises que podem ser feitas com objetivo de auxiliar na execução de planejamento eficiente e metrificado. 

Neste artigo, entenda mais sobre a importância da análise de dados para os resultados de assessoria de imprensa e conheça as vantagens da utilização dessa ferramenta.  

Análise de dados e métricas na assessoria de imprensa

A importância da mensuração de dados na assessoria de imprensa acompanha o ritmo das mudanças da comunicação e a necessidade de tomar decisões mais assertivas e rápidas em um mercado cada vez mais dinâmico. 

A análise eficiente de uma série de cenários nos quais a marca atua na mídia, seja por meio da imprensa ou das redes sociais, tem como objetivo maximizar os resultados que podem priorizar canais de comunicação, direcionar conteúdos para plataformas distintas e adaptar estratégias de mídia. 

Atualmente, essa análise ocorre em tempo real por meio da tecnologia de dados e acompanha até mesmo ações de planejamento estratégico de assessoria de imprensa que ainda estão em andamento. 

Como funciona a análise de dados na assessoria de imprensa

Os objetivos do planejamento estratégico de assessoria de imprensa podem ajudar a pautar o desenvolvimento das métricas que traduzem o desempenho da empresa em diferentes mídias e os reais resultados desse trabalho.  

Se o foco de um plano de assessoria for um maior número de inserções nos veículos de imprensa ou a repercussão de determinado projeto por meio da centimetragem do espaço conquistado, as métricas que apresentam esses dados podem partir de diferentes pontos de vista. 

Entre os principais objetivos que podem ser mensurados por meio da análise de dados alguns merecem destaque:

  • Visibilidade na mídia
  • Compreensão das necessidades do cliente
  • Diferenciais de mercado
  • Gestão de crise 
  • Monitoramento do nicho de atuação

A partir das metas de reputação traçadas na estratégia de assessoria de imprensa e da análise de dados disponíveis para coleta, os indicadores que serão acompanhados ao longo do trabalho podem ser definidos.

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Principais métricas de assessoria de imprensa

As métricas que balizam o trabalho da assessoria de imprensa atuam como uma linha condutora e podem apontar caminhos para atingir os resultados esperados.

Essas ferramentas são capazes de direcionar correções no planejamento ou fortalecer ações que estejam causando boa repercussão.

Relevância de menções

A citação à marca ou aos porta-vozes dela em veículos de comunicação ou redes sociais é uma das formas mais comuns de mensurar os resultados de assessoria de imprensa, sejam elas menções espontâneas, quando não ativadas por releases e notas, ou menções motivadas por campanhas por localização geográfica e até mesmo por ações sazonais.

Essa métrica envolve entender qual a importância dos veículos nos quais a marca foi mencionada para o contexto de atuação da empresa, pois a conquista de mídia espontânea em um jornal de circulação nacional ou local tem impactos distintos para públicos distintos.

Centimetragem 

Resultado quantitativo da avaliação do espaço onde está a menção à marca, e a classificação das citações em positivo, negativo ou neutro tem como potencial monitorar a repercussão da imagem da marca, antever crises de imagem e identificar embaixadores ou detratores da marca.  

Tráfego no site 

Os acessos ao site da empresa podem mensurar a autoridade e a curiosidade em relação à marca após uma publicação em mídia espontânea, por exemplo. Sua taxa de rejeição mostra quantos usuários únicos entraram no site ou nas redes sociais sem interagir com as páginas internas, e pode ser utilizada para medir o interesse pela marca ou por projetos específicos.

Interações nas mídias sociais

Monitorar a disseminação de conteúdos nas plataformas digitais da marca é fundamental para entender o alcance real de cada menção, o que envolve compreender a qualidade e o tipo das interações recebidas, especialmente comentários e compartilhamentos, tanto do público-final quanto dos veículos de comunicação.

LEIA MAIS: Conheça as diferenças entre publicidade e assessoria de imprensa

Vantagens da análise de dados na assessoria

Tomada de decisão

A gestão e o monitoramento do clipping com menções à marca e das mídias sociais permitem compreender a imagem que a empresa está reverberando no mercado e suas repercussões no meio digital com o público de interesse.

Por meio deles, é possível traçar um panorama para visualizar oportunidades e definir fraquezas da marca.

Termômetro de imagem

Utilizar dados para desenvolver um termômetro de reputação de imagem é uma forma de antecipar períodos favoráveis para lançamentos de projetos, assim como promover estratégias de gestão de crise. Eles podem auxiliar a reverter situações de consumidores insatisfeitos e ou entender quais são os veículos jornalísticos mais estratégicos para a marca. 

Mapeamento de tendências e fake news

Acompanhar os resultados da concorrência para avaliação constante do mercado, especialmente para combater notícias falsas, são estratégias favorecidas a partir do rastreamento de dados e da análise minuciosa e constante das métricas de assessoria de imprensa.

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Comunicação Integrada

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