Se você convive com a chamada Geração Z ou segue algumas celebridades nas redes sociais, já deve ter se deparado com vídeos do TikTok. O app começou a se popularizar mais no Brasil durante esse período de quarentena necessário para conter o avanço da Covid-19. A apresentadora Maisa, a atriz Giovanna Ewbank e o cantor MC Kevinho são algumas das celebridades que se renderam ao aplicativo enquanto estão confinados em casa.
O TikTok surgiu em 2018 na China, a partir de uma fusão entre ByteDance e Music.ly, e fez muito sucesso entre adolescentes e jovens em 2019. Cerca de 41% dos usuários está na faixa etária de 16 a 24 anos. Isso porque o TikTok estimula a criatividade através de vídeos de 15 segundos que podem ser editados com facilidade. Os tiktokers, como são chamados os usuários, podem fazer dublagens, dançar, cortar os vídeos, colocar filtros, trilhas sonoras e uma infinidade de outros recursos. A “pegada” do TikTok é predominantemente bem-humorada e os vídeos podem ser compartilhados em outras redes que não têm as mesmas ferramentas de edição, por isso eles acabaram “invadindo” o Instagram.
Em 2019, o TikTok foi o 2º aplicativo mais baixado do mundo, com mais de 700 milhões de downloads. Só perdeu para o Whatsapp, que chegou a quase 900 milhões de downloads. Em 2018, quando foi lançado, já aparecia na quarta posição do ranking, atrás também do Messenger e do Facebook. Porém, o app tem tudo para ser o mais baixado deste ano. Somente em janeiro o TikTok já acumulou 104 milhões de downloads.
TikTok para marketing
Com esse sucesso todo, é claro que diversas empresas já perceberam uma oportunidade de ampliar seu marketing digital. Algumas, como a Nestlé, já utilizaram a plataforma para recrutar novos estagiários e colaboradores. Outras, como a Starbucks, se inseriram no Tik Tok através de influenciadores ou lançando desafios aos usuários da rede. Já a brasileira Cacau Show utiliza o TikTok como estratégia de reposicionamento da marca. Os objetivos são bem variados. A regra é usar a criatividade para elaborar conteúdos adequados a cada situação para gerar engajamento.
Minha empresa tem que estar no TikTok? A resposta dessa pergunta é semelhante para qualquer outra rede social: depende. Antes de lançar um perfil do seu negócio em uma nova mídia, você precisa fazer alguns questionamentos:
- Sua persona ideal está no TikTok?
- Essa persona gostaria de ver seus fornecedores nesta rede?
- Que outros públicos você gostaria de alcançar ao marcar presença lá?
- Qual o seu objetivo com estes públicos?
A partir dessa análise, talvez você descubra que deve estar por lá ou talvez perceba que não há necessidade. Talvez a presença em uma nova rede abra portas para dialogar com seus clientes, ajude a informar sobre assuntos de interesse de seus leads e divulgue mais o seu negócio.
Mas lembre-se: ter um perfil corporativo em qualquer rede social exige planejamento e estratégia.
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