A reputação de uma marca é um ativo intangível essencial para o sucesso dos negócios e das vendas. Especialmente nos dias atuais, quando qualquer consumidor pode alcançar milhares de outras pessoas com uma simples postagem de rede social, construir uma imagem que tenha credibilidade é indispensável para empresas que queiram se perpetuar.
Essa reputação é formada na mente dos consumidores a partir da união das interações que ele tem com a marca nos mais variados pontos de contato, desde um atendimento presencial no ponto de venda, passando por uma mensagem publicitária de outdoor, uma notícia publicada em jornal ou mesmo uma experiência de compra no site da empresa.
Sua marca é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está na sala, bem disse o fundador da Amazon, Jeff Bezos. E para construir uma imagem com credibilidade para que falem bem de sua marca, mesmo na sua ausência, é necessário ter coerência nas mensagens passadas em todos os pontos de contato. Por essa razão, ter uma estratégia de comunicação integrada é muito importante.
Em um plano de comunicação integrada, duas técnicas bastante utilizadas, que são complementares, são a assessoria de imprensa e o inbound marketing. Ambas trabalham com produção de conteúdo, porém em diferentes canais. E se separadas elas já trazem diversos resultados para a marca, a união das duas significa ainda mais vantagens para os negócios.
Como é o trabalho de assessoria de imprensa
O trabalho de assessoria de imprensa é mediar a relação entre empresas e veículos de comunicação. Os assessores mantêm contato frequente com jornalistas de televisão, rádio, jornais, blogs e portais de notícias para “emplacar” seus clientes em reportagens e notas. É a chamada mídia espontânea.
Como os jornalistas de veículos de comunicação produzem conteúdo que deve ser de interesse público, uma reportagem que faça menção positiva a uma empresa traz muita credibilidade para a marca. Vale ressaltar que essa citação não é paga, diferentemente dos informes publicitários e, por isso, ela tem mais relevância aos olhos dos consumidores.
Para alcançar esse objetivo, os assessores de imprensa produzem releases, que são textos com conteúdos sobre o cliente que possam interessar os jornalistas. Outra boa prática de assessoria é estar atento aos assuntos que estão em alta nas notícias para sugerir seus clientes como fontes em matérias publicadas na imprensa.
Em casos de divulgação de notícias ruins sobre a empresa, a assessoria também atua na gestão de crise, novamente fazendo a mediação entre o cliente e os jornalistas. De maneira resumida pode-se dizer que o trabalho de assessoria de imprensa funciona com a produção de conteúdo que se destina à publicação em canais de propriedade da mídia tradicional.
Como é o trabalho de inbound marketing
O trabalho de inbound marketing também se baseia na produção de conteúdo, porém, neste caso, esses conteúdos são feitos para publicação em canais próprios do cliente – seja um blog no site oficial da marca, seja um canal no YouTube ou um perfil de rede social.
Um dos principais objetivos do inbound marketing é tornar a empresa uma referência em seu segmento, especialmente no meio digital. Ao ganhar autoridade em determinado assunto, a empresa pode ser mais facilmente localizada no Google por potenciais consumidores que procuram temas relacionados aos produtos e serviços vendidos pela companhia.
O inbound marketing trabalha com as etapas de:
- Atração de potenciais clientes;
- Conversão dessas pessoas em leads;
- Relacionamento com os leads para despertar o interesse de compra;
- Venda dos produtos e serviços da marca;
- Encantamento dos clientes no pós-venda.
Vantagens da união de assessoria de imprensa com inbound marketing
Trabalhar com estratégias de assessoria de imprensa e inbound marketing, planejadas de maneira conjunta e complementar, traz diversas vantagens. A primeira delas, como citamos no início do texto, é a coerência nas mensagens em diferentes canais, reforçando a construção da marca.
Outro benefício é que a autoridade da marca criada por ações de inbound marketing reforça a imagem do cliente como fonte confiável para reportagens e dá suporte ao trabalho de assessoria de imprensa.
Exemplo: para um jornalista faz muito mais sentido entrevistar uma pessoa de uma empresa que seja reconhecida na internet (reconhecimento comprovado com número de acessos ao site, engajamento em redes sociais, geração de lead, etc.), do que falar com alguém que seja pouco conhecido, sem garantias de que essa pessoa tenha realmente conhecimento do tema.
Para os resultados de inbound marketing, uma reportagem publicada em um site de notícias com grande audiência reforça o link building (rede de links externos e com relevância, que apontam para seu site). Isso auxilia o site do cliente a ficar mais bem posicionado nos resultados de busca orgânica no Google (ou seja, resultados não pagos).
As ações de inbound marketing podem ser também beneficiadas pela assessoria de imprensa quando uma notícia ou reportagem é publicada com link de alguma landing page do cliente, aumentando assim a exposição da página para geração de leads.
São várias as vantagens de aliar assessoria de imprensa e inbound marketing e, dentro de uma estratégia de comunicação integrada, especialmente em médio e longo prazo, a união de ambas trará ótimos resultados para a empresa.
Aqui na Primeira Via trabalhamos com as duas técnicas e nossos cases demonstram a eficiência delas. Que tal marcar uma conversa para saber como podemos ajudar também o seu negócio?