A diferença entre publicidade e assessoria de imprensa gera confusão em relação aos serviços oferecidos por essas duas áreas da comunicação, que apresentam ferramentas e objetivos bem distintos.
Ambas visam atrair a atenção do público e comunicar posicionamentos relacionados aos propósitos das empresas para gerar reconhecimento.
Porém, com abordagens que se diferem em relação ao público-alvo e canais pelos quais atuam, elas podem caminhar juntas para que a estratégia de comunicação seja potencializada e gere melhores resultados.
Neste artigo, veja o que significa cada uma delas e entenda melhor o que diferencia uma da outra.
Principal diferença entre publicidade e assessoria de imprensa
A diferença entre publicidade e assessoria de imprensa se dá em vários fatores, e o principal deles é a estratégia, pois ambas têm a função de promover e divulgar marcas e serviços ao público.
Porém, a publicidade utiliza os meios de comunicação para despertar o desejo de compra nos consumidores e a assessoria de imprensa garante um bom relacionamento entre a empresa e os veículos de comunicação, oferecendo pautas relevantes e conquistando mídia espontânea para que ela se torne referência na sua área de atuação.
Características da publicidade
A publicidade é uma técnica do marketing utilizada para divulgar um produto, serviço ou marca, com o objetivo de atrair um público específico.
Ela reúne conhecimentos de relações sociais e culturais para conseguir persuadir e influenciar o consumidor, levando em conta hábitos de consumo, suas crenças e valores sociais.
A publicidade tradicional é uma forma de comunicação que utiliza da criação de logotipos, cartões de visita, embalagens de produtos e a elaboração de estratégias de vendas, utilizando mídias online e offline, como redes sociais, outdoors, cartazes, rádio e TV.
Seu principal objetivo é gerar reconhecimento para a marca ou empresa, aumentar as vendas ou promover um produto ou serviço
Na publicidade digital, a internet possibilita uma variedade de canais e formatos para fazer anúncios e negócios online, além de ser uma excelente ferramenta de vendas.
Características da assessoria de imprensa
A assessoria de imprensa é uma forma de comunicação direcionada a jornalistas e outros profissionais da mídia, que tem como objetivo gerar cobertura dos veículos de imprensa sobre uma empresa, produto ou serviço.
A estratégia de comunicação é utilizar mídia espontânea para que a empresa ou marca ganhe credibilidade, autoridade e seja vista pelo público-alvo como referência em sua área.
Para isso, é preciso entregar diversos conteúdos que podem ser interessantes para a imprensa, falar sobre pesquisas de mercado, serviços gratuitos, cursos, movimentos do setor, novas tecnologias, tendências, entre outros. Quanto mais impacto público o assunto tiver, maior a probabilidade de virar notícia.
Os assuntos precisam estar alinhados com o tipo de serviço ou produto da empresa para a qual a assessoria presta o serviço. Para que sejam oferecidas informações relevantes para o público, é necessário traçar um planejamento estratégico do cliente, produzir boas pautas e ter um bom relacionamento com os jornalistas dos veículos trabalhados.
Publicidade é paga, assessoria é espontânea
A diferença entre publicidade e assessoria de imprensa também envolve a questão financeira. A publicidade gera anúncios, ou seja, é preciso pagar pelo espaço no qual o conteúdo será exibido.
Um bom exemplo de publicidade são as inserções de marcas em programas de TV, enquanto no meio digital, todos os anúncios pagos também fazem parte dessa estratégia.
A assessoria de imprensa conquista espaço para o cliente em matérias e reportagens com conteúdos que não precisam ser pagos para serem veiculados.
Ao propor pautas com assuntos relevantes para os veículos de comunicação, a assessoria de imprensa gera mídia espontânea para o cliente, contribui para o trabalho dos veículos de comunicação e ajuda a manter o público informado.
Como, por exemplo, uma empresa do ramo alimentício que promove um evento beneficente para doar alimentos a pessoas carentes, ou uma organização sustentável que desenvolve novas ações de boas práticas para melhorar o meio ambiente. Ou ainda a divulgação de novas vagas de emprego, o que é importante para a empresa, relevante para a imprensa e, certamente, atrativa para o público em geral.
Estes são alguns casos que podem virar notícia em jornais, portais de comunicação e revistas sem qualquer custo de veiculação.
Tipos de linguagens da publicidade e assessoria de imprensa
A linguagem usada na publicidade e na assessoria de imprensa também é diferente.
O texto publicitário possui um tom criativo e persuasivo, que utiliza gatilhos mentais, jogos de palavras e trocadilhos, muitas vezes de uma maneira informal.
Na assessoria de imprensa, o uso da linguagem é totalmente jornalístico, objetivo, conciso e direto. Ele segue a regra de responder às seguintes perguntas: como, onde, quando e por quê. A mensagem é passada por meio de notícias e reportagens com o intuito de informar o público. Portanto, o tom é essencialmente informativo.
Vantagens de cada estratégia
As duas ferramentas de comunicação são eficientes para contribuir com a visibilidade e o reconhecimento das marcas e empresas pela audiência.
Como na publicidade existe a divulgação e comercialização da marca, serviço ou produto por meio de anúncios, e na assessoria de imprensa a marca ganha visibilidade por meio de matérias jornalísticas de forma espontânea, os resultados da publicidade são geralmente mais imediatos, enquanto na assessoria de imprensa, eles podem levar mais tempo para serem obtidos.
Porém, uma estratégia não elimina a outra e ambas se complementam. Por exemplo, uma empresa pode usar da publicidade para gerar reconhecimento da marca e, em seguida, realizar um planejamento de assessoria de imprensa para promover um produto ou serviço específicos.
Agora que você sabe a diferença entre publicidade e assessoria de imprensa, entenda as vantagens de se preparar para entrevistas e manter o relacionamento com jornalistas de veículos de comunicação com nosso Guia completo para uma boa entrevista: como se preparar para falar com a imprensa.