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Assessoria de imprensa x relações públicas: entenda o que as diferencia e saiba como integrá-las

assessoria de imprensa e relações públicas

É comum que muitos pensem que assessoria de imprensa e relações públicas são a mesma coisa: ambas trabalham em prol da reputação da marca ou empresa e utilizam a comunicação para atingir seus objetivos. São, entretanto, áreas com escopos distintos que utilizam meios e técnicas também diferentes para dialogar com o público-alvo.

Enquanto a assessoria de imprensa tem uma atuação focada nos meios de comunicação e formadores de opiniões, o relações públicas (também chamado de RP) faz a ponte entre a marca e seus stakeholders, ou seja: todos aqueles que fazem parte do chamado público de interesse da marca. Mas não se engane: a sintonia entre elas é vital para que a estratégia de comunicação tenha sucesso.

Siga conosco para conhecer os diferentes tipos de assessoria de imprensa, entender melhor como funciona o trabalho do relações públicas e saber como diferenciar – e integrar – assessoria de imprensa e relações públicas!

Modelos de assessoria

A assessoria de imprensa é formada por profissionais formados em comunicação que trabalham criando pautas e conteúdos que fortalecem a reputação da marca perante a mídia, os veículos de comunicação, os formadores de opinião e, consequentemente, o grande público. A assessoria também atua para reconstruir a imagem da marca após uma eventual crise.

Ao contratar uma assessoria de imprensa, a empresa pode optar por quatro diferentes modelos de assessoria:

1. Assessoria interna → Quando a assessoria é concebida pela própria empresa e atua dentro da organização e somente para ela, totalmente vinculada aos processos internos.

2. Assessoria externa → A assessoria externa geralmente é executada por agências especializadas que possuem outros clientes em sua carteira. Essa experiência agrega uma visão sem vícios e traz mais autonomia para criar diferentes soluções estratégicas.

3. Assessoria mista → Ocorre quando a assessoria interna contrata os serviços de uma assessoria externa para executar estratégias mais complexas e dividir a produção e distribuição de conteúdo.

4. Assessoria sazonal → Usada por empresas que não possuem um setor de comunicação fixo e que precisam de ações de comunicação pontuais – como a divulgação de eventos, por exemplo.

Relações públicas

A Associação Brasileira de Relações Públicas define relações públicas como “a atividade e o esforço deliberado, planejado e contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os grupos de pessoas a que esteja, direta ou indiretamente, ligada”.

Já a PRSA (Public Relations Society of America) a resume como “a estratégia de comunicação que constrói uma relação de benefícios mútuos entre instituições e os seus públicos.”

Ou seja: o profissional de relações públicas precisa criar estratégias de diálogo com todos os públicos da marca, tanto internos quanto externos. Também quer dizer que o relações públicas é responsável não apenas por criar o plano de comunicação geral da empresa como por alinhar o setor de comunicação da marca para que todas as peças transmitam os mesmos valores e ideias.

Como diferenciar

Se a princípio pode parecer um pouco confusa, a diferença entre assessoria de imprensa e relações públicas reside principalmente na abrangência da atuação de cada uma. Ainda que ambas sejam indispensáveis para a comunicação da empresa e precisem estar em sintonia, a assessoria de imprensa foca mais no fortalecimento da imagem e o relações públicas em estratégias de diálogo com os diferentes públicos.

Confira exemplos do foco de atuação de cada uma:

Relações públicas
– Elabora o plano de comunicação da empresa;
– Planeja e executa a gestão de crise;
– Conserva uma boa imagem para a empresa.

Assessoria de imprensa
– Conquista mídia espontânea;
– Reconstrói a imagem da marca após uma crise;
– Mantém uma comunicação com veículos e influenciadores.

Integração entre assessoria e RP

Integrar com eficácia assessoria de imprensa e relações públicas ajuda a potencializar os resultados de construção da reputação e da comunicação de uma marca. Para isso é fundamental que os profissionais envolvidos estejam conectados em todas as etapas, do planejamento à execução. Esta integração também é fundamental para criar uma linha de comunicação padronizada e equilibrada em todos os pontos de contato com a marca. Somente quando as áreas estão em sintonia é possível transmitir os mesmos valores nos diálogos com diferentes públicos e deixar evidente que a empresa possui um norte a seguir.

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