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Entenda a diferença entre assessoria de imprensa e relações públicas e saiba como integrá-las

assessoria de imprensa e relações públicas

É comum que muitos confundam as áreas da comunicação que trabalham com relacionamento com jornalistas, influenciadores digitais e formadores de opinião. Porém, embora trabalhem em prol da reputação da marca ou empresa, existe diferença entre assessoria de imprensa e relações públicas.

Elas são áreas com escopos distintos que utilizam meios e técnicas diferentes para dialogar com o público-alvo.

Neste artigo, entenda as particularidades de cada uma e como atuam para fortalecer a autoridade das empresas perante sua audiência. 

Qual é a diferença entre assessoria de imprensa e relações públicas?

A assessoria de imprensa é uma frente da comunicação que utiliza do relacionamento que o assessor tem com os jornalistas que trabalham nos veículos de comunicação para sugerir pautas e entrevistas que relacionam a área de atuação das empresas assessoradas, seus projetos e ações, aos interesses da audiência do jornal, TV, rádios ou canais digitais. 

As relações públicas (também chamada de RP) fazem a ponte entre a marca e seus stakeholders, ou seja, todos aqueles que fazem parte do chamado público de interesse da marca, por meio do relacionamento do RP com formadores de opinião e influenciadores digitais selecionados para reverberar as ações e projetos da marca com sua audiência. 

Embora atuantes com ferramentas e canais diferentes, a integração entre elas pode potencializar a estratégia de comunicação. A assessoria de imprensa foca mais no fortalecimento da imagem e o relações públicas em estratégias de diálogo com os diferentes públicos.

Atuações da assessoria de imprensa

Na assessoria de imprensa, o profissional responsável produz pautas e conteúdos que fortalecem a reputação da marca perante a mídia, os veículos de comunicação e, consequentemente, o grande público. A assessoria também atua para reconstruir a imagem da marca após uma eventual crise.

Ao contratar uma assessoria de imprensa, uma empresa pode optar por quatro diferentes modelos de atuação:

  1. Assessoria interna: quando é concebida por profissionais contratados pela pela empresa para atuarem em um departamento interno da organização de forma exclusiva e totalmente vinculada aos processos internos.
  2. Assessoria externa: executada por agências especializadas que possuem outros clientes em sua carteira. Agrega autonomia para criar diferentes soluções estratégicas.
  3. Assessoria mista: ocorre quando a assessoria interna contrata os serviços de uma assessoria externa para executar estratégias mais complexas e dividir a produção e distribuição de conteúdo.
  4. Assessoria sazonal: usada por empresas que não possuem um setor de comunicação fixo e que precisam de ações de comunicação pontuais, como a divulgação de eventos, por exemplo.

No foco de atuação da assessoria de imprensa, algumas ações se destacam:

  • Conquistar mídia espontânea
  • Reconstruir a imagem da marca após uma crise
  • Manter um canal de diálogo entre a empresa e os veículos de comunicação
  • Construir autoridade da marca por meio da inserção da empresa na mídia

Atuação de relações públicas

No escopo do trabalho do profissional de relações públicas está criar estratégias de diálogo com todos os públicos da marca, tanto internos quanto externos, atuando de forma bidirecional que comunica mensagens de interesse da marca e sua audiência enquanto cria relacionamento com formadores de opinião que podem se tornar embaixadores daquele discurso. 

Na prática, o relações públicas é responsável não apenas por criar o plano de comunicação geral da empresa, mas alinhar o setor de comunicação da marca para que todas as peças transmitam os mesmos valores e ideias.

No foco de atuação do relações públicas, algumas ações se destacam:

  • Elaborar ações e campanhas que criem e conservem uma boa imagem para a empresa
  • Construir e manter relacionamentos positivos entre a empresa e a comunidade 
  • Criar e consolidar um canal de comunicação entre porta-vozes e autoridades, entidades e organizações que façam sentido para o core business
  • Identificar formadores de opinião e influenciadores que conversem com o propósito da empresa e que podem ser parceiros em campanhas de mídia

LEIA TAMBÉM: Vantagens da análise de dados para a assessoria de imprensa

Importância da integração entre assessoria e relações públicas

Ainda que exista diferença entre assessoria de imprensa e relações públicas, a sintonia entre a assessoria de imprensa e relações públicas dentro do planejamento estratégico de comunicação pode potencializar os resultados da construção da reputação e da comunicação de uma marca. 

Para isso, é fundamental que os profissionais estejam conectados em todas as etapas, do planejamento à execução. Esta integração também é fundamental para criar uma linha de comunicação padronizada e equilibrada em todos os pontos de contato com a marca. 

Quando ambas áreas estão integradas é possível transmitir os mesmos valores no diálogo com diferentes públicos, imprensa, formadores de opinião e influenciadores digitais, para deixar evidente que a empresa possui um norte a seguir.

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