Conhecer como surgiu a assessoria de imprensa ajuda a entender como ela se tornou tão imprescindível do ponto de vista estratégico para as empresas, personalidades e instituições.
Até atingir o pináculo de sua excelência, a atividade passou por uma série de transformações em seu perfil de atuação, integrando pouco a pouco novas ferramentas capazes de contribuir para mensurar o trabalho, identificar gargalos na comunicação e garantir visibilidade para empresas, marcas e pessoas.
Neste artigo, você vai entender a história sobre como surgiu a assessoria de imprensa no mundo, um pouco do pai da assessoria de imprensa, Ivy Lee e o surgimento do clipping. Continue a leitura!
A história sobre como surgiu assessoria de imprensa no mundo
A trajetória de assessoria de imprensa no mundo se iniciou a partir de uma gestão de crise, até hoje um pilar que evidencia a importância do trabalho estratégico para o gerenciamento eficaz da comunicação corporativa.
Embora existam evidências de um incipiente relacionamento de empresas com distribuidores de notícias no século XVI, foi no final do século XIX que este trabalho deu seus primeiros e significativos passos.
Em 1829, o presidente norte-americano Andrew Jackson criou um setor do governo dedicado exclusivamente aos assuntos da imprensa.
Poucos anos depois, em 1906, o jornalista Ivy Lee, considerado o pai da assessoria de imprensa moderna, definiu o que seria o marco-zero da atividade, quando fundou o primeiro escritório de relações públicas do mundo, em Nova York.
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Pai da assessoria de imprensa: Ivy Lee
Ivy Lee deixou sua rotina na redação de grandes veículos de imprensa para embarcar de vez em uma nova e promissora carreira.
Seu trabalho se tornou notável ao assessorar a Família Rockefelller para retomar o seu prestígio junto à opinião pública após se envolverem em conflitos em regiões carboníferas em que suas empresas atuavam, no evento que ficou conhecido como Massacre de Ludlow.
Na ocasião, Lee optou por uma abordagem mais transparente, rompendo com a espécie de ‘quarta parede’ que existia entre público e empresa.
Em contraste com a estratégia tradicional da época de simplesmente tentar evitar denúncias contra as empresas, Lee buscou dar uma conotação mais humana à família de empresários, mostrando para a imprensa a preocupação deles com o bem-estar dos funcionários e seu valor para o negócio.
Ao invés de utilizar anúncios e notícias pagas usuais na época, ele estruturou pautas que se valiam da conotação jornalística para ganhar a atenção dos veículos de imprensa.
A partir deste trabalho de Ivy Lee, a atividade de assessoria de imprensa foi se desgarrando do início com base apenas em relações públicas, voltado ao público final da empresa, e passou a focar no relacionamento com a mídia, falando a mesma língua.
O jornalista, que atuou como repórter em editorias de economia de grandes veículos e como redator por agências publicitárias, é considerado também o criador do primeiro modelo de press-release, baseando nos conceitos de lide, método para elencar o que é mais importante em uma notícia – criado entre 1861 e 1865, por jornalistas que cobriram a Guerra Civil Americana e passavam as informações via telégrafo.
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Surgimento do clipping
Bem como release, o clipping também ganhou sua importância dentro da atividade de assessoria de imprensa com o passar dos anos.
Embora ainda não utilizado para dar suporte aos resultados de assessoria de imprensa, empresas de clipagem já existiam há bastante tempo e as primeiras empresas deste tipo datam de poucos anos depois do surgimento dos jornais impressos em larga escala.
Voltando à história, o período pós Crise de 1929 impulsionou o crescimento da demanda social por informação.
Com isso, muitas das principais organizações passaram a se estruturar para atuar como fontes, motivando as principais universidades do mundo a criarem disciplinas – inicialmente dentro de curso de Administração – para formação de especialistas em assessoria de imprensa e relações públicas.
Nas décadas seguintes, entre 1940 e 1960, o modelo norte-americano de Ivy Lee de assessoria de imprensa foi se espalhando para países de todos os continentes, entre eles o Brasil. Mas isto é história para um outro post. Em âmbito geral, embora tenham se modernizado as ferramentas, o trabalho de como surgiu a assessoria de imprensa até hoje mantém viva parte da essência de seus movimentos primórdios, levar a comunicação do cliente ao público – da maneira mais transparente e eficaz possível.