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Como potencializar o clipping na assessoria de imprensa

O clipping na assessoria de imprensa é uma ferramenta que auxilia, de forma estratégica, na tomada de decisão sobre os rumos do planejamento de comunicação. Mas ele não se limita a apenas isso. 

Mensurar o trabalho da assessoria de imprensa no contexto tático das ações desse plano  envolve uma análise aprofundada de uma série de cenários nos quais a empresa ou a marca atuam na mídia, seja por meio da imprensa ou das redes sociais.

Entretanto, para maximizar os resultados mapeados no planejamento, trabalhar de forma integrada por meio de estratégias que fazem sentido para o core business e os objetivos do negócio pode permitir a priorização e o direcionamento de conteúdos para plataformas distintas, em busca de aumentar o tráfego no site ou atrair leads por meio de conteúdo relevante.

Neste artigo, entenda por que o trabalho da assessoria de imprensa vai muito além do que gerar e fomentar o clipping. 

Como funciona o clipping na assessoria de imprensa?

A coleta dos resultados na assessoria de imprensa é chamada pelo termo clipping, que nada mais é do que o compilado de inserções da marca ou da empresa e do que é mencionado nos veículos de comunicação. Esse relatório é produzido diariamente, mensalmente ou anualmente pelo assessor de imprensa. 

O clipping na assessoria de imprensa é uma ferramenta indispensável para fornecer insights valiosos, a fim de ajudar as empresas a avaliar sua performance na mídia, proteger sua reputação e identificar oportunidades de crescimento e espaços a serem trabalhados. 

ENTENDA: Quais são as vantagens da assessoria de imprensa

O clipping na integração das estratégias de comunicação

A gestão e o monitoramento do clipping com menções à marca podem permitir compreender como está a imagem da marca no mercado e sua repercussão no meio digital perante o público-alvo, pautando a tomada de decisão do negócio por meio de um olhar para o planejamento a médio prazo.

Por meio do clipping é possível traçar um panorama para visualizar oportunidades e definir fraquezas da marca, além de atuar como amparo na tomada de decisão das estratégias direcionadas para os demais canais de comunicação em que atua, como blog, redes sociais ou podcasts.

Isso é especialmente verdade na medida em que, por exemplo, uma notícia na imprensa pode aumentar o tráfego no site e atrair leads por meio de conteúdo atrativo. 

Nesse sentido, o clipping atua de forma complementar às demais métricas de comunicação. Entre as principais é possível citar:

  • Tráfego no blog e site: o número de acessos ao site oficial por meio de conteúdos construídos para cada etapa do funil de vendas pode ser utilizado para medir o interesse do público-alvo por assuntos, produtos e serviços específicos trabalhados pela empresa.
  • Interações nas mídias sociais: o termômetro de interações como resultado da estratégia de redes sociais, especialmente comentários e compartilhamentos, é fundamental para entender o alcance real de cada menção. Isso permite compreender a qualidade e o tipo das interações.

LEIA MAIS: Vantagens da análise de dados para a assessoria de imprensa

Assessoria de imprensa para além do clipping 

Mais do que volume de menções na mídia, os resultados dessas inserções precisam ser assertivos. Para potencializar o papel do clipping na assessoria de imprensa é importante que as pautas sejam trabalhadas de forma planejada e pró-ativa.

Para isso, é importante que as oportunidades de menção da marca como mídia espontânea nos veículos de comunicação possam ser construídas por meio de pesquisas de trends, avaliação de assuntos relevantes da empresa que se encaixam no cenário atual e relacionamento constante com os jornalistas. 

Entre as principais ativações que podem ser feitas pela assessoria de imprensa no trabalho de potencializar as funções do clipping, algumas se destacam:

Análise da performance na mídia

O clipping na assessoria de imprensa permite que os profissionais avaliem a eficácia de suas estratégias de comunicação no curto e médio prazo. Isso envolve entender qualitativamente e quantitativamente os resultados como um termômetro de reputação e credibilidade.

Reputação e credibilidade 

Analisar a reputação da marca é uma forma de antecipar períodos favoráveis para lançamentos de projetos, assim como promover estratégias de gestão de crise. Eles podem auxiliar a reverter situações de consumidores insatisfeitos e ou entender quais são os veículos jornalísticos mais estratégicos para a marca. 

Relacionamento para gerar oportunidades

Ao acompanhar as menções na mídia, os assessores de imprensa podem identificar oportunidades para obter cobertura adicional dos jornalistas e oferecer pautas mais assertivas que podem ser de interesse público e que fomentem a credibilidade da empresa.

Análise da concorrência

É possível, por meio do clipping, obter um overview sobre a atuação dos concorrentes, a fim de identificar lacunas na cobertura da mídia e oportunidades para diferenciação no mercado, especialmente em nichos de atuação muito específicos. 

Mapeamento de trends e fake news

Combater notícias falsas é uma estratégia favorecida com a análise periódica do clipping, a partir do rastreamento de dados divulgados de forma oficial pelas empresas nas suas pautas, e das métricas de assessoria de imprensa.

Primeira Via

Comunicação Integrada

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