Para transformar seguidores em clientes, é preciso manter a constância nas publicações, criar conteúdo relevante e coerente com os interesses de quem você deseja atingir, além de conquistar a confiança do seu público.
Isso requer foco e planejamento para evitar armadilhas, como achar que simplesmente aumentar o público é suficiente.
Neste artigo, trouxemos dicas para montar e executar uma estratégia realmente eficaz nas redes sociais.
São ações que não só aumentam o alcance do seu conteúdo, como permitem que você se aproxime das pessoas certas, da maneira certa. Continue a leitura!
Ter muitos seguidores significa vender muito?
Antes de seguirmos para nossa lista de boas práticas sobre como transformar seguidores em clientes, precisamos falar sobre a “vaidade”, algo que acontece em muitas das empresas.
As chamadas métricas de vaidade são resultados que parecem ótimas notícias para o seu negócio, mas que na prática, ajudam muito pouco.
Afinal, de que adianta ter milhares de seguidores no perfil da sua empresa se poucos têm potencial para se tornar clientes?
O que importa no final é atrair público qualificado, pessoas que realmente se interessam pelo que você faz e podem se tornar clientes.
É com esse objetivo em mente que reunimos as orientações a seguir.
Dicas para transformar seguidores em clientes
1. Conheça seu público
Se você já tem clientes, é por eles que você deve começar. No entanto, como a interação nas redes sociais é mais próxima, precisamos ir além dos tradicionais dados demográficos, como idade, gênero e localização.
Você pode fazer uma pesquisa para saber quem eles realmente são, descobrir seus ideais, seus problemas, quais meios e redes sociais que utilizam para se informar e se comunicar.
Com essas informações, conseguimos construir personagens que se aproximam muito do que seria um cliente perfeito, que chamamos de persona.
Com essa referência, você poderá criar conteúdos e ofertas muito mais segmentadas e eficazes para o seu público.
2. Seja criativo
Essa dica parece óbvia, mas é frequentemente negligenciada pelas empresas nas redes sociais.
A internet é um espaço extremamente concorrido e, para se destacar, é preciso fazer algo diferente, original e que realmente chame a atenção das pessoas.
Lembre-se também que não é preciso criar posts inesquecíveis para ter sucesso. Na verdade, são pequenas ações descontraídas que costumam engajar a audiência nas redes sociais.
No LinkedIn, por exemplo, é sempre interessante publicar bastidores e a rotina dos profissionais da empresa, como visita de clientes e novidades de negócios.
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3. Interaja com a sua audiência
As redes sociais são muito atrativas para os usuários, e uma das principais razões disso é que elas são espaços interativos.
Em vez de, simplesmente, consumir conteúdos passivamente, as pessoas podem expor suas opiniões e reações publicamente, compartilhar, comentar e também criar suas próprias postagens.
Por isso, é importante que você acompanhe e monitore essas interações, não só nas redes sociais, mas também nos chats, no site e mensagens de e-mail.
4. Analise as métricas das redes sociais
Uma das maiores revoluções geradas pelo marketing digital se deve a sua enorme capacidade de mensuração de resultados.
Na internet, conseguimos fazer um verdadeiro raio X das nossas ações de divulgação para entender o que, de fato, funciona e o que requer algum ajuste.
Quase todas as plataformas oferecem um painel para visualização de dados. A partir dele, é possível acompanhar números referentes a alcance, cliques, impressões, curtidas e visitas ao perfil.
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5. Planeje e aprimore a sua estratégia de conteúdo
Embora boa parte do conteúdo postado nas redes sociais inspire espontaneidade, na maioria das vezes existe uma estratégia muito bem desenhada por trás dessas publicações.
Uma estratégia bem planejada baseada em estudos e testes, não só torna a sua divulgação profissional, como permite analisar seus resultados com muito mais precisão.
Além de conferir os dados, é preciso usá-los para aprimorar as suas ações.
A internet é um ambiente que nos obriga a inovar constantemente. Suas ações, portanto, devem ser flexíveis e acompanhar as tendências do seu público.
6. Compartilhe depoimentos de clientes
Por mais que a sua marca seja forte e extremamente confiável, não há nada que se compare à opinião de outras pessoas.
Isso é o que chamamos de prova social: depoimentos ou evidências públicas que comprovam as promessas do seu negócio.
Você pode incentivar seus clientes a deixarem depoimentos mandando mensagens por e-mail ou chat perguntando o que acharam e como se sentem.
Ao implementar essas estratégias e estar disposto a ajustar conforme necessário, você estará no caminho certo para converter seguidores em clientes, colhendo os frutos do seu esforço e comprometimento nas redes sociais.
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