Os mecanismos de busca de informação na internet, entre eles o Google, mudaram a forma como produzimos conteúdo na assessoria de imprensa. Hoje é necessário levar em conta também o SEO para textos na imprensa.
O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que tem o objetivo de posicionar uma página ou o seu site nas primeiras páginas de resultados do Google. Isso tudo através de conteúdo.
E os sites de notícias saem na frente quando o assunto é busca orgânica, ou seja, não paga. Com atualização de conteúdo diário, conseguem excelentes resultados de posição no ranking dos buscadores.
O SEO para textos é bastante usado nas estratégias de marketing digital, com objetivo de atrair clientes para o site da empresa e encaminhá-los para uma jornada de compra através da oferta de conteúdo. Essa estratégia é conhecida como inbound marketing.
Mas também é possível – e recomendado – utilizar técnicas de SEO para textos na assessoria de imprensa, afinal esse material será divulgado nos portais de notícias.
Outro bom motivo para incluir SEO em releases é para aproveitá-los também no site ou blog da sua empresa, que é o canal próprio de divulgação da sua marca.
E como fazer isso? Neste post vamos mostrar como utilizar SEO para textos na assessoria de imprensa e os seus benefícios.
As técnicas para escrever “para o Google” não mudam muito, seja para produzir um texto para um blog da sua empresa ou para um site de notícias. O que vai mudar é a forma do texto.
Uma pauta que será enviada para a imprensa não é escrita da mesma maneira que um texto para o blog.
SEO para textos: importância da palavra-chave
Tudo começa por responder o que as pessoas perguntam para o principal buscador. É preciso construir um texto que traga respostas para as pessoas.
Por isso, o primeiro passo é encontrar a chamada palavra-chave.
Quando uma pessoa digita na caixinha do Google para fazer uma pesquisa, ela usa um termo específico para sua busca. Essa é a palavra-chave e que deve estar no seu conteúdo – no título e ao longo do texto.
Existem diversas ferramentas gratuitas que te ajudam a encontrar a palavra-chave: Keyword Tool , Ubersuggest, Semrush, além do próprio Google Trends.
Localização
As técnicas de jornalismo não mudam quando você aplica SEO para textos para a imprensa. É preciso trazer no início do texto o lead, ou seja, as informações essenciais que resumem o fato: o que, quem, quando, onde, como e por quê.
Aqui vamos nos apegar ao onde, que pode ajudar muito no posicionamento do texto no Google.
Suponha que o seu negócio seja uma clínica para emagrecimento, localizada em Blumenau. Geralmente as pessoas farão a busca por: “Clínica para emagrecimento em (nome da cidade)”.
Por isso a localização é tão importante para escrever para o Google. Neste caso podemos usar como palavra-chave “Clínica para emagrecimento em Blumenau” (se tiver número de buscas relevante).
Esta expressão deve estar no título do release e ao longo do texto. Suponha que a pauta seja uma nova tecnologia para emagrecimento. O título do release poderia ser: “Clínica para emagrecimento em Blumenau inova com tecnologia sueca”.
Título e intertítulos
Além de chamar a atenção do jornalista para o conteúdo do texto, o título do release é fundamental para um bom posicionamento nos buscadores e ele precisa trazer a palavra-chave.
Uma técnica importante de SEO é fragmentar o texto com intertítulos e deixar os parágrafos mais curtos. Isso ajuda na experiência do leitor.
Mas atenção: parágrafo curto não significa superficialidade. O texto precisa trazer informações densas e com profundidade para ganhar relevância.
Imagens
Hoje é praticamente obrigatório enviar uma foto, imagem ou vídeo junto com qualquer texto para divulgação para a imprensa.
Ao fazer isso, não mande o arquivo nomeado com Foto00594. Renomeie o arquivo da imagem com a palavra-chave do texto!
Versão para o site
Como já comentado no início desse post, os portais de notícia têm muita relevância para o Google e outros buscadores.
Portanto, se você colocar no site da sua empresa o mesmo release que enviou para a imprensa, vai estar “competindo” com esses portais pelas melhores posições nas páginas do buscador. Inclusive o Google pode penalizar o seu site por estar “copiando” um conteúdo já publicado.
Neste caso, o aconselhável é fazer pequenas mudanças no texto, principalmente no título e no primeiro parágrafo, mas mantendo a palavra-chave.
Colocando em prática essas dicas de SEO para textos você vai potencializar ainda mais o seu release para a imprensa.