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Conheça 5 tendências para o marketing em 2022

marketing em 2022

Início de ano é o momento de rever estratégias, organizar o cronograma e entender quais são as tendências de marketing em 2022.

Depois de analisar cada uma delas, é preciso identificar quais fazem sentido para seu negócio para colocar em prática e colher os resultados.

Apesar das muitas novidades, algumas estratégias permanecem com a mesma importância. O marketing de conteúdo, por exemplo, aliado às práticas de SEO é fundamental para aumentar a autoridade da marca nos mecanismos de buscas e estreitar o relacionamento com a sua persona.

Temas relevantes, com análise e dados confiáveis, sobressaem a produção frenética de conteúdos. O slow content, que já falávamos anteriormente, ganha mais força neste ano, bem como as experiências híbridas e a exploração do metaverso.

Continue a leitura para saber um pouco mais sobre cada uma dessas tendências do marketing em 2022.

Marketing de conteúdo e SEO

Diante dos impactos da pandemia, muitas empresas precisaram rever o orçamento de marketing e publicidade.

Alguns investimentos foram suspensos, mas na maioria dos casos, a estratégia de marketing de conteúdo aliado às práticas de SEO será não só mantida, como impulsionada.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Content Marketing Institute, a maioria das empresas pretende aumentar o investimento em marketing de conteúdo nos próximos anos. 

Isso acontece porque a estratégia não exige necessariamente o investimento direto em mídia, e seus resultados são relevantes a médio e longo prazo.

5 tendências para o marketing em 2022

1. Experiências híbridas

As experiências que misturam atividades presenciais e remotas devem se tornar cada vez mais frequentes. 

A pandemia acelerou o uso das ferramentas que possibilitam mais inovação e conexão com o cliente. Por isso, 75% dos executivos globais pretendem investir mais em experiências híbridas nos próximos anos, segundo uma pesquisa realizada pela Deloitte.

2. Conteúdos baseados em dados e com análises mais profundas 

Quanto mais dados, pesquisas e análises que comprovem os temas discutidos no texto, mais alcance esse conteúdo terá nas buscas orgânicas e mais estreito se torna o relacionamento com a persona.

Ainda de acordo com a pesquisa do Content Marketing Institute, entre os fatores que mais contribuíram para o sucesso das suas estratégias de marketing de conteúdo estão as informações relevantes e as práticas de SEO.

Não só as pessoas, mas o Google também prioriza aqueles conteúdos que apresentam dados consistentes de fontes críveis e oficiais.

3. Ritmo menos frenético de produção de conteúdo 

Aquela ideia de postar por postar, só pelo volume, não tem funcionado. As pessoas buscam informações confiáveis e relevantes. Por isso, o slow content ganha destaque nesse contexto.

Mesmo que muitos ainda prefiram conteúdos rápidos, pouco profundos como os vídeos que fazem sucesso na internet, quando o assunto é buscar conhecimento sobre determinado tema, ganha aquele que oferece conteúdo de qualidade.

Materiais educativos e blog posts aprofundados têm mais chances de prender o leitor e conquistar sua atenção.

4. Exploração do metaverso 

Meta, o novo nome dado ao Facebook, é em alusão ao metaverso. Uma realidade virtual que envolve inteligência artificial, realidade aumentada e outras tecnologias que prometem transformar os hábitos dos consumidores.

E isso não é algo para o futuro, pois já está acontecendo. Muitas marcas já estão atuando no metaverso e diante disso, esse universo deve ser explorado a fundo ao longo de 2022.

5. Diversidade e inclusão 

Esses são dois pilares fundamentais que devem ser destaque nas estratégias das empresas. O consumidor está cada vez mais exigente e analisa o porquê de comprar na empresa x, ao invés de comprar na empresa concorrente.

Aquelas marcas comprometidas com causas sociais, ou iniciativas sustentáveis que promovam mudanças positivas para a sociedade ganham destaque em relação às outras.

No entanto, o apoio a pessoas negras, indígenas e LGBTQIA+ deve ser algo estrutural, que apareça não só nas campanhas externas da marca, mas que também seja uma realidade na equipe interna, no seu quadro de funcionários.

Diante de todas essas tendências para o marketing em 2022, uma coisa é certa: precisamos nos manter atualizados. Essas novidades facilitam nosso trabalho e promovem melhores resultados, que é o que todos nós buscamos.

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