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Não sabe por onde começar? A consultoria em comunicação ajuda a dar o primeiro passo

A ampla gama de ferramentas e estratégias na área de comunicação muitas vezes mais confunde do que ajuda as empresas a darem o primeiro passo. Por isso é a consultoria em comunicação que vai ajudar a definir a melhor estratégia de comunicação para o seu negócio.

Será que é melhor começar com um site ou partir direto para as redes sociais? Devo ter um blog? Seria melhor investir em uma estratégia de assessoria de imprensa ou contratar influenciadores digitais? Inbound marketing ou outbound? Vale a pena investir em eventos online? Faço um podcast ou um canal no Youtube? 

São infinitas as possibilidades de canais e estratégias de comunicação que mesmo as empresas com uma boa estrutura interna de marketing ficam em dúvida. O fato é que não existe receita infalível que seja aplicável e replicável para todas as empresas e segmentos. 

Para quem não sabe por onde começar, a consultoria em comunicação vai ajudar a definir quais as melhores estratégias para trazer os resultados esperados. 

O objetivo é fazer um diagnóstico, elencando metas e o que fazer para alcançá-las. A consultoria é uma etapa antes do planejamento, mas a partir dela já é possível ter um direcionamento mais claro das ações que devem ser implementadas. 

Elencamos aqui as principais etapas de uma eficiente consultoria em comunicação. Confira:

Mapear o cenário

Ter um raio X claro do cenário de comunicação de uma empresa é o primeiro passo para saber em que estágio se encontra. Aqui é importante levantar todas as ações que são feitas, como está estruturada a equipe de marketing e quais os resultados já alcançados. 

Definir metas

Sabe aquela máxima de começar pelo começo? Pois se aplica aqui. Saber onde se quer chegar é fundamental para estabelecer qual caminho escolher. Quais os OKRs da comunicação da sua empresa? Estão claramente definidos? Algumas perguntas que podem nortear esse levantamento:

  • Melhorar o brand awareness;
  • Gerar leads para o comercial;
  • Reforçar a autoridade da marca;
  • Melhorar a reputação e a credibilidade da marca;
  • Aumentar o engajamento nas redes sociais.

Se isso tudo ainda não está claro, aqui é a hora de definir com a equipe!

Como entregar valor

Cumprir metas é o que a empresa espera da equipe de marketing, mas como ir além e entregar mais valor? Nesta etapa é preciso explorar outras possibilidades que não estavam listadas nos OKRs. 

A visão externa de uma equipe de consultoria de comunicação é fundamental para trazer insights de mercado e ampliar o leque de oportunidades. 

Estratégia alinhada com OKR

Definidas as metas, chega o momento de escolher qual a melhor estratégia para alcançá-las. Aqui vale fazer uma matriz – pode ser em Excel mesmo – com todas as possibilidades. 

Por exemplo, se a empresa tem o objetivo “melhorar a reputação da marca”, você pode listar como estratégia a assessoria de imprensa e um projeto com influenciadores digitais. Mas se o OKR é gerar leads, a estratégia é o Inbound Marketing. Essa matriz vai ajudar a deixar mais claro as estratégias para cada objetivo.

Terminada essa etapa, a equipe de marketing já tem uma boa base para consolidar um planejamento que contemple as ações que serão implementadas para atingir os objetivos. 

Então, está com dúvidas sobre por onde começar? Conte com a expertise da nossa equipe para fazer esse diagnóstico por meio de uma consultoria em comunicação.

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