Ser vista e reconhecida pelo seu público é o desejo de todas as empresas. Existem muitas maneiras de chamar a atenção do seu cliente, uma delas é por meio da mídia espontânea.
Como resultado dessa estratégia de comunicação, a empresa conquista credibilidade, autoridade e torna-se referência na sua área de atuação. Isso permite que a marca seja vista pelo seu público-alvo.
Apesar desses benefícios, muitos ainda têm dúvidas sobre o que é mídia espontânea. Quanto preciso pagar para ter minha marca na mídia de forma espontânea? Como faço para ter o serviço para a minha empresa?
Se você também tem essas dúvidas e quer saber como a mídia espontânea pode agregar para o seu negócio, te convido a seguir com a leitura!
O que é mídia espontânea?
O próprio nome já é bem sugestivo. A mídia espontânea está relacionada à conquista de um espaço na mídia de maneira orgânica, ou seja, sem que haja um pagamento sobre a menção.
Diferente de um espaço publicitário, onde a empresa paga para aparecer em um veículo de comunicação, a mídia espontânea está relacionada ao interesse dos meios de comunicação sobre uma determinada pauta.
Isso agrega muito à imagem da empresa, pois o jornalismo é baseado no interesse público e a inserção orgânica dentro de um portal, jornal, revista, programa de televisão ou de rádio reflete a importância da sua marca.
Trazendo para o cotidiano, todas as empresas podem comprar um espaço publicitário em um jornal, portal ou até mesmo uma propaganda de televisão, desde que tenham um budget para arcar com os custos.
Mas para aparecer em uma reportagem jornalística organicamente não existe um pagamento, a palavra-chave aqui é relacionamento e interesse público da pauta.
Ao desenvolver uma estratégia de comunicação e marketing, a empresa deve ter entre os aliados uma equipe de assessoria de imprensa.
Esses profissionais, geralmente jornalistas, são capacitados para garimpar pautas relevantes dentro das organizações, além de manter um relacionamento constante com os jornalistas dos meios de comunicação.
Eles irão trabalhar o conteúdo e direcionar para o veículo que seja mais estratégico para o negócio. Para conquistar esses espaços orgânicos, a assessoria de imprensa tem várias formas de atuação. Algumas delas:
- Promover encontros de relacionamento
Nesses encontros participam o porta-voz da empresa e um jornalista – com o acompanhamento de um assessor de imprensa.
Neste encontro eles irão conversar sobre um assunto preestabelecido, levantado pela assessoria, ou pode ser um bom momento para apresentar a empresa e suas expertises.
Essa é uma excelente forma de criar relacionamento e ser lembrado pelo jornalista em pautas futuras.
- Enviar sugestão de pauta/entrevista
Aqui a assessoria já tem uma pauta mapeada e irá oferecê-la para algum meio de comunicação.
Para isso, o profissional de assessoria de imprensa mapeia os assuntos que são pertinentes para cada veículo de comunicação, estuda a melhor abordagem e busca ganchos factuais que podem interessar ao jornalista.
- Sugerir uma fonte
Um bom assessor de imprensa está sempre antenado com os assuntos que estão na pauta do dia dos jornalistas e pode oferecer seu cliente como fonte para repercutir assuntos factuais.
- Sugerir cases
Sua empresa pode ser um case de uma matéria com contexto maior. É o que chamamos no jornalismo de “personagem” da matéria. Ou seja, o exemplo real para ilustrar o tema que está sendo abordado.
Ao dar uma entrevista ou participar de um encontro de relacionamento, o porta-voz da empresa deve ter alguns cuidados com o seu discurso, postura e até mesmo a roupa.
Importância da mídia espontânea para a marca
Por se distanciar da publicidade, a mídia espontânea fortalece a imagem da empresa.
Credibilidade e autoridade são algumas das consequências ao se trabalhar para conquistar espaços midiáticos organicamente.
Por estar alinhada com a estratégia de comunicação e de negócios da empresa, a assessoria de imprensa irá dar preferência para canais relevantes para a marca.
Essa é uma ótima forma de ser visto pelo seu público.
Outro bônus de estreitar o relacionamento com a imprensa é se tornar referência no segmento de atuação.
Sempre que uma pauta sobre a sua área estiver no radar do jornalista, há uma grande chance da sua marca ser lembrada e convidada para participar de uma reportagem.
Isso reforça a sua expertise e relevância diante do público, que terá mais confiança na marca.
Outra vantagem é referente ao retorno sobre o investimento. Como já dissemos, a mídia espontânea não requer um pagamento direto ao jornal para aparecer em um veículo, o investimento está relacionado à contratação de uma assessoria de imprensa.
Esse trabalho consiste em uma prestação de serviço contínua e contribui para a construção da autoridade e credibilidade da marca a longo prazo.
O modelo de contratação mais comum é de fee mensal, ou seja, um valor fixo mensal.
Como conquistar mídia espontânea?
Existem vários caminhos para se conquistar mídia espontânea. O principal nós já comentamos: conte com profissionais especialistas em assessoria de imprensa.
Eles conhecem a melhor abordagem para cada profissional da imprensa e quais assuntos podem render uma publicação de forma orgânica na mídia.
Com a orientação desses profissionais, o caminho para chegar nos meios de comunicação é encurtado, aumentando as chances da empresa conquistar espaços na mídia espontânea e se tornar uma fonte de credibilidade.
Se você não sabe se sua empresa está pronta para ter uma assessoria de imprensa, baixe nosso quiz e descubra!