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Como usar SEO para textos na imprensa?

Os mecanismos de busca de informação na internet, entre eles o Google, mudaram a forma como produzimos conteúdo na assessoria de imprensa. Hoje é necessário levar em conta também o SEO para textos na imprensa. 

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que tem o objetivo de posicionar uma página ou o seu site nas primeiras páginas de resultados do Google. Isso tudo através de conteúdo. 

E os sites de notícias saem na frente quando o assunto é busca orgânica, ou seja, não paga. Com atualização de conteúdo diário, conseguem excelentes resultados de posição no ranking dos buscadores. 

O SEO para textos é bastante usado nas estratégias de marketing digital, com objetivo de atrair clientes para o site da empresa e encaminhá-los para uma jornada de compra através da oferta de conteúdo. Essa estratégia é conhecida como inbound marketing. 

Mas também é possível – e recomendado – utilizar técnicas de SEO para textos na assessoria de imprensa, afinal esse material será divulgado nos portais de notícias. 

Outro bom motivo para incluir SEO em releases é para aproveitá-los também no site ou blog da sua empresa, que é o canal próprio de divulgação da sua marca. 

E como fazer isso? Neste post vamos mostrar como utilizar SEO para textos na assessoria de imprensa e os seus benefícios.  

As técnicas para escrever “para o Google” não mudam muito, seja para produzir um texto para um blog da sua empresa ou para um site de notícias. O que vai mudar é a forma do texto. 

Uma pauta que será enviada para a imprensa não é escrita da mesma maneira que um texto para o blog. 

SEO para textos: importância da palavra-chave

Tudo começa por responder o que as pessoas perguntam para o principal buscador. É preciso construir um texto que traga respostas para as pessoas. 

Por isso, o primeiro passo é encontrar a chamada palavra-chave. 

Quando uma pessoa digita na caixinha do Google para fazer uma pesquisa, ela usa um termo específico para sua busca. Essa é a palavra-chave e que deve estar no seu conteúdo – no título e ao longo do texto.

Existem diversas ferramentas gratuitas que te ajudam a encontrar a palavra-chave: Keyword Tool , Ubersuggest, Semrush, além do próprio Google Trends. 

Localização 

As técnicas de jornalismo não mudam quando você aplica SEO para textos para a imprensa. É preciso trazer no início do texto o lead, ou seja, as informações essenciais que resumem o fato: o que, quem, quando, onde, como e por quê. 

Aqui vamos nos apegar ao onde, que pode ajudar muito no posicionamento do texto no Google. 

Suponha que o seu negócio seja uma clínica para emagrecimento, localizada em Blumenau. Geralmente as pessoas farão a busca por: “Clínica para emagrecimento em (nome da cidade)”. 

Por isso a localização é tão importante para escrever para o Google. Neste caso podemos usar como palavra-chave “Clínica para emagrecimento em Blumenau” (se tiver número de buscas relevante). 

Esta expressão deve estar no título do release e ao longo do texto. Suponha que a pauta seja uma nova tecnologia para emagrecimento. O título do release poderia ser: “Clínica para emagrecimento em Blumenau inova com tecnologia sueca”. 

Título e intertítulos

Além de chamar a atenção do jornalista para o conteúdo do texto, o título do release é fundamental para um bom posicionamento nos buscadores e ele precisa trazer a palavra-chave. 

Uma técnica importante de SEO é fragmentar o texto com intertítulos e deixar os parágrafos mais curtos. Isso ajuda na experiência do leitor. 

Mas atenção: parágrafo curto não significa superficialidade. O texto precisa trazer informações densas e com profundidade para ganhar relevância. 

Imagens

Hoje é praticamente obrigatório enviar uma foto, imagem ou vídeo junto com qualquer texto para divulgação para a imprensa. 

Ao fazer isso, não mande o arquivo nomeado com Foto00594. Renomeie o arquivo da imagem com a palavra-chave do texto! 

Versão para o site

Como já comentado no início desse post, os portais de notícia têm muita relevância para o Google e outros buscadores. 

Portanto, se você colocar no site da sua empresa o mesmo release que enviou para a imprensa, vai estar “competindo” com esses portais pelas melhores posições nas páginas do buscador. Inclusive o Google pode penalizar o seu site por estar “copiando” um conteúdo já publicado. 

Neste caso, o aconselhável é fazer pequenas mudanças no texto, principalmente no título e no primeiro parágrafo, mas mantendo a palavra-chave. 

Colocando em prática essas dicas de SEO para textos você vai potencializar ainda mais o seu release para a imprensa. 

Primeira Via

Comunicação Integrada

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