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Comunicação Corporativa: muito além da assessoria de imprensa

Assessoria de imprensa, relacionamento com a imprensa, relações públicas. Diferentes termos são usados pelo mercado para descrever o trabalho de construção da reputação das marcas através do relacionamento com jornalistas e a conquista de mídia espontânea. 

Porém a comunicação corporativa vai muito além da publicação de matérias na mídia. Envolve uma série de estratégias e ferramentas para a gestão da reputação das marcas. 

Neste artigo vamos abordar algumas estratégias importantes para a construção de relacionamento e de comunicação com os mais diversos públicos de uma empresa, os chamados stakeholders. 

Comunicação interna e endomarketing 

Deixado no segundo plano pelas empresas em um passado recente, o público interno hoje é foco de atenção dos gestores, extrapolando as fronteiras do RH para entrar definitivamente na planilha de conteúdo do time de marketing. 

Motivadas por propósitos genuínos de olhar para as pessoas ou pela necessidade de diminuir o impacto negativo do turnover, as empresas estão preocupadas com a comunicação com o público interno. 

Criar conteúdos e ferramentas para informar, motivar e engajar virou o desafio das equipes de marketing, que agora anda de mãos dadas com o pessoal do RH, ou o GDP (Gestão de Pessoas). 

A comunicação com o público interno é fundamental para qualquer empresa. Os colaboradores podem ser os melhores embaixadores da marca, mas também podem se transformar nos piores detratores se não houver uma comunicação clara, transparente e inclusiva. 

Em momentos de crise, ainda é comum algumas empresas deixarem o público interno de fora da estratégia de comunicação. E é justamente aí que começam os boatos e as desconfianças que hoje rapidamente viralizam em redes sociais e grupos de whatsapp. 

Hoje existem diversas ferramentas de comunicação interna, desde intranet e rede social corporativa até aplicativos. O importante é avaliar o que vai funcionar para a realidade da sua empresa. Pode ser até mesmo o tradicional mural de recados, desde que cumpra sua função de informar. 

E lembre-se: o público interno deve ser sempre o primeiro a ser informado, seja notícia boa ou ruim. 

Relações Públicas

O trabalho de relações públicas implica em criar estratégias e ações de relacionamento da empresa com seus diferentes stakeholders: clientes, parceiros, fornecedores, comunidade, imprensa, para fortalecer a reputação da marca. 

Campanhas nas redes sociais, press kits, encontros de relacionamento que tenham um motivo relevante ou até um evento comemorativo ou de lançamento de um produto são ações criadas para fortalecer o elo com seu público. O importante é estabelecer o objetivo, entender o perfil do público e qual a melhor ação que vai ajudar nesta construção de relacionamento. 

Outro ponto a ser observado é a coerência entre as mensagens para os diferentes públicos. Se você tem uma construtora que vai lançar um empreendimento, é importante que a mensagem seja a mesma para seus clientes, a comunidade do entorno, a imprensa, as autoridades políticas. O que pode mudar é a forma como a mensagem será levada, mas nunca o conteúdo. 

A ampliação dos canais de comunicação das empresas, especialmente no ambiente digital, fez com que a atuação do profissional de relações públicas 

Assessoria de imprensa

Construir autoridade e credibilidade através da publicação de notícias na mídia de maneira espontânea é uma das melhores formas de consolidar a imagem de uma empresa. Esse é basicamente o trabalho da assessoria de imprensa: buscar fatos relevantes e midiáticos dentro das organizações de forma que se tornem notícias para a imprensa, sempre aliado com os objetivos estratégicos da empresa. Parece simples, mas requer planejamento, conhecimento e relacionamento. Nesse post explicamos tudo sobre o trabalho de assessoria de imprensa. 

Blog

A assessoria de imprensa é – e não deixará de ser – uma das formas mais eficazes de construir uma boa reputação, afinal é o jornalista quem está falando da sua empresa e não você mesmo, e isso confere credibilidade. 

Mas com a evolução dos canais digitais, é possível construir uma boa reputação e conversar diretamente com seus clientes por meio de canais próprios. Claro que isso exige  planejamento e uma equipe antenada para produzir conteúdo relevante para o seu público. 

Ter o seu próprio blog com conteúdo de qualidade que responda às dúvidas da sua persona é uma estratégia que deve fazer parte da comunicação. 

Redes sociais

Estar ausente das redes sociais não é mais uma opção para qualquer empresa. Ao lado do site e do blog, as redes sociais são um poderoso canal para atingir diretamente seu público e criar uma conexão genuína que irá ajudar na conversão. 

Hoje existe um leque bem amplo de redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn, Tik Tok, Pinterest, entre tantas outras. Não quer dizer que sua empresa tenha que estar em todas elas. É preciso conhecer o seu público e entender onde ele é mais ativo. 

Escolhidas as redes sociais para ter um perfil corporativo, o próximo passo é definir o tom de voz da marca, fazer o planejamento de conteúdos e ter um SAC disposto a ouvir e interagir com seus clientes. 

As redes sociais são uma vitrine poderosa para o mundo e o conteúdo divulgado ajuda a construir a imagem de uma empresa.

Agora que você já viu que a comunicação corporativa vai muito além da assessoria de imprensa e conheceu algumas ferramentas poderosas para potencializar a comunicação da sua empresa, que tal colocar em prática? 

Só mais uma dica: coerência na comunicação é tudo! Certifique-se de que as mensagens são coerentes nos mais diversos canais e que elas correspondem à imagem da empresa.   

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