Algumas pessoas possuem um grande poder de convencimento sobre os outros pela maneira como falam, escrevem ou se comportam. Na era digital, quase todo mundo segue algum influenciador na internet – não é à toa que o marketing de influência hoje faz parte do plano de comunicação de qualquer empresa.
O marketing de influência é a estratégia que aproveita a habilidade de certos interlocutores para inspirar e convencer de modo a influenciar a decisão de compra dos consumidores a favor da sua empresa.
Essa autoridade é conquistada por meio de uma série de ações que aproveitam a afinidade que o influenciador tem com seus seguidores. Para que o marketing de influência seja bem sucedido, tais ações devem fazer parte de uma estratégia de comunicação pré-definida pela empresa, com análise criteriosa dos influenciadores e um planejamento cuidadoso das ações.
Siga conosco para entender o que é, como funciona e porque o marketing de influência é uma estratégia fundamental para as empresas!
O crescimento do marketing de influência
Segundo uma pesquisa da consultoria YOUPIX, o marketing de influência já é avaliado por 71% das empresas brasileiras como indispensável em seu plano de comunicação. Para 83% dos entrevistados, a pandemia do coronavírus fez com que o marketing de influência se tornasse ainda mais importante para suas empresas.
Os crescentes investimentos em marketing de influência corroboram esta constatação: o número de empresas que investem entre R$ 300 mil e R$ 1,5 milhão por ano em marketing de influência subiu 68% de 2019 para 2021. Estima-se ainda que este ano os investimentos cresçam 71% em comparação com 2020.
Outro dado revelado pela pesquisa é que, em três anos, o número de empresas brasileiras que investem mais de R$ 5 milhões por ano em marketing de influência simplesmente dobrou.
Influenciadores como estratégia de comunicação
Atrás somente das Filipinas, o Brasil está em segundo lugar no ranking dos países cujas populações passam mais tempo na internet: os brasileiros gastam, em média, mais de 10 horas por dia na rede, segundo a mais recente edição do Global Overview Report. E os influenciadores digitais têm grande responsabilidade nestes números.
De acordo com o Instituto QualiBest, 71% das pessoas que utilizam a internet seguem algum tipo de influenciador, uma proporção que sobe para 82% entre jovens de até 19 anos. Citados por 49% dos entrevistados, os influenciadores possuem o segundo maior poder de convencimento sobre a decisão de compra de seus seguidores – perdendo apenas para amigos e parentes, com 57% de citações.
E mais: 73% dos entrevistados declararam já ter comprado algum produto ou serviço por recomendação de um influenciador digital.
Como encontrar o influenciador certo?
Ao contrário do que alguns possam imaginar, um bom influenciador não precisa necessariamente ser uma celebridade famosa: o melhor influenciador para sua empresa é aquele que possui uma sintonia com a sua marca. Ocasionalmente, esta pessoa pode já fazer parte do quadro de colaboradores da sua empresa.
Veja o que deve ser avaliado para encontrar o influenciador digital certo:
- Localização – Como nem sempre os seguidores de um influenciador moram no mesmo local que ele, certifique-se que o influenciador conversa com o público que sua empresa quer atingir. Ao passo que um e-commerce não teria esse problema de limitação geográfica, as ações de marketing de um shopping center precisam atingir o público específico de uma cidade ou um bairro.
- Número de seguidores – Tudo depende da estratégia de comunicação e do objetivo que sua empresa quer atingir: se a ideia é uma campanha massificada, o ideal é contratar um influenciador com milhares de seguidores; quando a proposta é mais segmentada, os micro influenciadores podem trazer um resultado melhor.
- Alinhamento de objetivo – Sua marca busca awareness ou conversão em vendas? Ter o objetivo claramente definido é fundamental antes de buscar um influenciador. Em seguida é necessário alinhar muito bem com ele o que você espera do trabalho. E mais: você precisa “arrumar a casa” antes de partir para uma estratégia de conversão em vendas, por exemplo. Você vende pelo seu perfil no Instagram? O seu e-commerce e SAC estão preparados?
- Embaixador ou delator? O influenciador contratado torna-se um representante da sua marca e deve, portanto, estar totalmente alinhado com ela. Um influenciador polêmico, por exemplo, pode fazer sua marca ser questionada e ter problemas de imagem. Por isso, é necessário investigar o passado e se a personalidade já se envolveu em casos polêmicos.
Confira outras dicas sobre o que considerar na hora de contratar um influenciador:
- Objetivo – Qual é a meta que o seu negócio deseja atingir? Fazer crescer o número de seguidores nas redes sociais? Aumentar as conversões no site? Construção de relacionamento? É necessário ter o objetivo claro desde o início da campanha para traçar a melhor estratégia.
- Definição de métricas – São três os tipos de métricas para avaliar o sucesso do marketing de influência: métrica de reconhecimento (pessoas alcançadas, impressões, etc.), de consideração (aumento de seguidores, cliques no site, buscas no Google) e de conversão (no site e na loja física).
- Definição de conteúdo – Qual tipo de conteúdo o influenciador irá divulgar sobre sua marca? O conteúdo que ele próprio produz é condizente com seu produto ou serviço?
- Linguagem condizente com o produto/serviço – A linguagem que o influenciador usa é outro ponto importante: ele conversa com os seguidores no mesmo tom que seu público-alvo costuma se comunicar?
Dica bônus: as pessoas seguem um influenciador porque se identificam com ele. Por isso é muito importante que a criação do conteúdo para sua marca tenha a marca do influencer. Não tente impor um conteúdo, uma forma ou linguagem que não sejam genuínas daquele influenciador. As pessoas perceberão que não é autêntico e isso gera desconfiança e isso afeta a credibilidade do conteúdo e, por consequência, da sua marca.
Antes de implementar o marketing de influência nas ações de sua empresa, primeiro é preciso estabelecer uma estratégia de comunicação eficaz e condizente com o seu modelo de negócios. Parece complicado? Então não deixe de ler: